«« Voltar
Construção de Bancada Didática para Exposição em Ciclo Palestras sobre Utilização da Energia Solar para Bombeamento e Tratamento de Água
Protocolo do SIGProj:   88886.583.83955.31102012
De:10/02/2013  à  10/02/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Edson Antonio Batista
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAENG - Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
Unidade de Origem
  Gab/Dir - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto consiste no desenvolvimento de um conversor alimentado por dois painéis fotovoltaicos (2x240W) capaz de operar uma bomba centrífuga trifásica de 0.5cv. Tal conversor permite a utilização de energia solar para bombeamento e tratamento de água. A aplicabilidade do projeto é voltado para regiões remotas, como regiões semi-áridas, desertos, florestas, Pantanal sul-mato-grossense, onde não há disponibilidade de energia elétrica convencional. O desenvolvimento do projeto além de difundir o conhecimento adquirido, despertando o interesse de alunos de graduação e pós-graduação em engenharia elétrica, também tem alta aplicabilidade técnica na sociedade, contribuindo com a melhoraria a qualidade de vida de moradores de regiões remotas. Para a construção do protótipo será construída uma bancada de bombeamento/tratamento de água capaz de emular um sistema real, assim sendo possível o desenvolvimento de um conversor otimizado para situações reais. O sistema desenvolvido deve ser capaz de utilizar a energia solar para operar o maior volume de água possível ao longo de uma dia. A utilização de uma fonte renovável de energia para aplicação em disponibilização de água potável é de grande impacto na sociedade. A 'água doente' ainda mata mais do que todas as formas de violência no planeta. Existem escolas em regiões remotas que tem escassez de água potável. O equipamento em desenvolvimento tem como foco criar uma solução para problemas deste tipo, sendo que com água não-tratada e insolação consegue-se água potável. Com a obtenção de resultados será possível expor o projeto para estudantes de engenharia e de nível médio.
Palavras-chave
   Desenvolvimento, Eletrônica de potência, Tratamento de água, Energia renovável, Bombeamento
Público-Alvo
  Os alunos envolvidos são do Mestrado em Engenharia Elétrica e Curso Tecnológico em Eletrotécnica Industrial UFMS. Os beneficiados dos resultados do projeto são moradores de regiões remotas onde não há presença de rede convencional de energia elétrica e/ou água com bom índice de potabilidade. O equipamento desenvolvido é capaz de bombear e tratar água apenas utilizando a energia solar, sem custos com energia elétrica convencional, já que não se aplica uso de concessionárias de energia elétrica/água. As palestras serão feitas a estudantes de engenharia e de nível médio.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   ruben.ufms@gmail.com
«« Voltar