«« Voltar
Incentivo ao desenvolvimento do artesanato de referência cultural em Sertão (RS): 'oficinas criativas'
Protocolo do SIGProj:   74002.353.77198.02062011
De:15/03/2011  à  15/12/2011
 
Coordenador-Extensionista
  Elisa Iop
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Sertão - Câmpus Sertão - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O município de Sertão (RS), criado em 1963, uma cidade pacata em que o número de habitantes não passa de 7 mil, caracteriza-se por ter como principal fonte de renda a agricultura (soja, milho e trigo), bacia leiteira, a avicultura e a suinocultura. Destaca-se também pela vegetação nativa existente, merecendo destaque o “Mato do Incra”, reserva nacional, composta de pinheiros e árvores nativas. Nesse contexto é possível encontrar artesãos que desenvolvem objetos utilitários e decorativos que dão representatividade a cultura local/regional. Saberes que estão se pertendo no tempo, que precisam ser valorizados, compartilhados. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS – Campus Sertão (instituição caracterizada por uma identidade rural), ciente da importância social e econômica desse setor, criou o projeto “Incentivo ao desenvolvimento do artesanato de referência cultural em Sertão (RS): “oficinas criativas”. O referido projeto visa possibilitar a troca de conhecimentos, a valorização da identidade cultural local/regionall, a geração de novas possibilidades de ocupação e renda; agregando valor cultural e comercial aos objetos artesanais desenvolvidos durante a realização das “oficinas criativas'.
Palavras-chave
   cultura, artesanato, identidade, regionalidade
Público-Alvo
  Grupo da Terceira Idade do distrito Engenheiro Luís Englert (local onde está situado o instituto). Grupo Sentir - Centro de Apoio a Terceira Idade Rita Miranda da cidade de Sertão. Alunos do IFRS - Campus Sertão.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   elisa.iop@ifrs.edu.br (coordenadora do projeto) lisiane.schuster@sertao.ifrs.edu.br (comunicação - Campus Sertão do IFRS)
«« Voltar