«« Voltar
Cuidados paliativos ao paciente oncológico e Atendimento Ambulatorial no Serviço de Dor Oncológica Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo - IMOAB.
Protocolo do SIGProj:   73776.1312.31122.15102016
De:11/11/2016  à  11/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  João Batista Santos Garcia
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DEMEDII - Departamento de Medicina II
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto “Cuidados paliativos ao paciente oncológico terminal e Atendimento Ambulatorial no Serviço de Dor Oncológica Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo” desenvolvido pela Liga Acadêmica de Dor (LAD), visa promover assistência integral à saúde do paciente oncológico, do atendimento ambulatorial à dor aos cuidados paliativos de pacientes em fase terminal. O Projeto, atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar constituída por: discentes de medicina, enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, clínico em dor, acupunturista, oncologista e fisiatra. A importância deste projeto vem no sentido de unir diversos saberes, reconhecendo a multiplicidade dos fatores biopsicossociais na etiologia e na manutenção da dor crônica e a necessidade de se prestar um tratamento criterioso e integral do paciente o mais cedo possível. A partir de então, o foco de atenção e cuidados poderá ser ampliado para além do paciente, para a família que dele cuida e para a equipe que dele trata. Ajudar o paciente terminal a conviver com sua doença e seus sintomas é tarefa árdua, mas de grande valia. Talvez nenhuma ciência seja capaz de lhes oferecer o conforto que precisam, mas, somando-se a ela o apoio psicossocial e espiritual, podemos chegar mais perto de oferecer-lhes a finitude digna de que são merecedores.
Palavras-chave
   Câncer, cuidados paliativos, dor, multidisciplinariedade
Público-Alvo
  Pacientes cadastrados no serviço de Dor Oncológica do IMOAB e acadêmicos de medicina, enfermagem e psicologia das Instituições de Ensino Superior do Maranhão.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   (98) 8802-0622 -- Prof. Dr. João Batista(Coordenador) (98) 8116-2121 -- Luis Henrique Albuquerque (Coordenador discente)
«« Voltar