«« Voltar
Assessoria em questões de cidadania a movimentos sociais e populares: parecerias inter-universidades para a gestação de processos de formação política e humana para militantes sociais (Cópia) 30-01-2011
Protocolo do SIGProj:   69644.341.49236.01022011
De:01/04/2011  à  01/01/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Eblin Joseph Farage
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  RIR - Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto se propõe formular e contribuir com a implementação de experiências de formação política e humana para militantes de movimentos sociais e populares, a partir da articulação no âmbito da UFF (integrando diversos professores do PURO e da UFF-Niterói) e de outras Universidades Públicas (Curso de formação “Teoria Social e Produção de Conhecimento” organizado pela ESS/UFRJ) ou Centros de Formação e Educação Popular, na perspectiva da defesa dos direitos humanos e de cidadania. No âmbito local, procura-se promover parcerias com movimentos sociais e populares da região com o objetivo de criar espaços de formação cidadã – na dinâmica de minicurso, palestra, ciclo de debates, foros – comprometidos com as necessidades sociais e políticas da cidade. Para essa tarefa, partiremos dos produtos e resultados elaborados por outras experiências de extensão similares precedentes, organizadas desde o Curso de Serviço Social do PURO-UFF. Dessa forma, propomos um conjunto de ações extensionistas que visam a articulação entre universidade pública e movimentos sociais e populares, integrando alunos, professores e sujeitos políticos que atuam no Brasil e na região, para a construção de experiências de formação política e cidadã que possam contribuir na qualificação da sua participação na vida política.
Palavras-chave
   Movimentos Sociais, universidade, formação política e humana, serviço social.
Público-Alvo
  As ações a serem desenvolvidas no presente projeto tem como público alvo integrantes de diferentes movimentos sociais do campo e da cidade, em especial os cerca de 60 participantes do Curso de Teorias Sociais e os cerca de 80 participantes do Curso Latino Americano. Além desse público específico, outro público a ser atendido nas ações a serem desenvolvidas pelo projeto são os integrantes de movimentos sociais e conselhos de direito da região do entorno do PURO.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Eblin Farage farage.eblin@gmail.com
«« Voltar