«« Voltar
Curso de Aperfeiçoamento em Matemática para Professores dos Anos Iniciais - Sistemas de Numeração
Protocolo do SIGProj:   69577.353.81723.29052011
De:12/03/2011  à  12/01/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Débora de Oliveira Bastos
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Rio Grande - Câmpus Rio Grande - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
   A proposta consiste na implementação de um curso de atualização para professores de anos iniciais em matemática, em uma escola do município de Rio Grande. A primeira edição deste curso será realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Treze de Maio com a temática: Sistemas de numeração. Com objetivos de investigar as práticas atuais desses professores e seu possível desconforto em relação à matemática e ao ensino da matemática e oferecer subsídios para que modifiquem ou aperfeiçoem suas práticas pedagógicas. O método será de pesquisa-ação, pois ao mesmo tempo em que se quer investigar a situação do ensino da matemática, se quer intervir no modo que os professores ensinam matemática. As atividades propostas serão alicerçadas na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, conjuntamente com uma abordagem histórica, revendo vários sistemas de numeração de civilizações antigas e a evolução até o consenso do sistema de base 10; trabalho com várias bases, segundo os princípios da variabilidade perceptual e o da variabilidade lógica. Queremos oferecer subsídios para os professores tornarem-se pesquisadores e não apenas repetidores de técnicas vistas, assim como capazes de elaborar atividades inovadoras quanto à matemática pertencente a séries iniciais.
Palavras-chave
   matemática, anos iniciais, qualificação de professores
Público-Alvo
  Professores dos anos iniciais de uma escola no município de Rio Grande e coordenadoras pedagogicas da respectiva escola. A primeira edição ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de maio.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Em dezembro de 2010 foi feita uma pesquisa de sondagem sobre a importância da realização de cursos de aperfeiçoamento em matemática para professores de anos iniciais e a disposição da participação de um curso desse tipo em diversas escolas municipais e estaduais da cidade de Rio Grande. Foi constatado que a Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de maio foi a que mais teve resultados positivos na pesquisa citadas. Desde o primeiro contato prévio a pesquisa a escola mostrou-se interessada através da interseção da coordenação pedagógica desta escola. Nesta data já se estabeleceu um vínculo, consolidado este ano quando a proposta de um curso de atualização se fez mais concreta.
«« Voltar