«« Voltar
ACUIA (Acervo Comunitário 'Dona Uia'): assessorando a construção da memória viva do quilombo da Rasa.
Protocolo do SIGProj:   69520.341.49649.31012011
De:01/05/2011  à  01/01/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Sidnei Clemente Peres
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSO - Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Este programa visa dar continuidade a atuação, desenvolvida desde 2007, no município de Armação de Búzios, no sentido de contribuir com a comunidade quilombola da Rasa na sua luta por direitos a partir da apropriação coletiva da categoria jurídica 'remananescente de quilombo' e da aplicação do artigo 68 da Constituição Federal de 1988. As atividades se destinam a assessorar a formação de um acervo de memória quilombola, a partir da demanda social local, colaborando assim com o processo de emergência étnica e afirmação pública da cidadania constituindo-se como sujeito político na esfera pública de combate ao racismo, em defesa de suas formas de organização social e territorialidade específica. O programa ACUIA está dividido em dois conjuntos de ações ou projetos: um que tem o mesmo título do programa, que visa a produção de um documentário sobre memória e identidade quilombola na Rasa; e outro denominado 'Formação de jovens pesquisadores comunitários no Quilombo da Rasa', ambos vinculados ao Departamento de Sociologia da UFF. Cabe destacar que os dois projetos estão articulados nos seus objetivos, metodologia, linhas de ação e contínua colaboração entre os membros das duas equipes.
Palavras-chave
   Memória e Identidade, Educação e Cidadania, Relações Interétnicas, Movimentos Sociais, Comunidades Quilombola.
Público-Alvo
  Jovens quilombola; dirigentes da Associação da Comunidade Quilombola da Rasa; e professores das escolas públicas onde estudam adolescentes e jovens quilombolas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O Programa ACUIA tem uma lista de contatos (telefônicos e e-mails) dos membros da equipe do programa, jovens e líderes quilombola e professores das escolas públicas de Búzios que lecionam cultura afro-brasileira.
«« Voltar