«« Voltar
Formação de jovens pesquisadores comunitários do Quilombo da Rasa (Cópia) 26-01-2011
Protocolo do SIGProj:   69410.341.49948.31012011
De:01/05/2011  à  01/01/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Marilia Salles Falci Medeiros
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSO - Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta de continuar a construir um curso de formação de pesquisadores de campo com Jovens Quilombolas da Praia da Rasa em Búzios, tem como justificativa as diversas demandas da comunidade aos professores integrantes do projeto ACUIA. O referido projeto vem se desenvolvendo com excelentes resuldados na região contribuindo para reconstrução de aspectos históricos e culturais dos Remanecentes Quilombolas. Foi construido um rico acervo que preserva a memória local e poderá contribuir para construção de uma Identidade Quilombola. Como integrante do projeto ACUIA, proponho a renovação do projeto tendo em vista as novas demandas propostas pela comunidade, tais como a construção de um documentário que sintetise as principais informações e significações histórica-culturais do Quilombo da Rasa. Assim, propomos a continuidade do curso de formação de pesquisadores comunitários, ensinando-os algumas rotinas da prática da pesquisa. Desta forma a comunidade poderá desfrutar de certa autonomia na elaboração de projetos frente as agencias financiadoras de ações sociais e solidárias. Através do curso poderemos continuar a formar lideranças que trabalhando coletivamente podem construir propostas e encaminhar projetos elaborados pela própria comunidade. Poderemos assim dar sequencia para o despertar o sentimento de cooperação e uma visão de responsabilidade dos jovens com a comunidade local.
Palavras-chave
   Formação, Conscientização, Cooperação e Comunidade Quilombola
Público-Alvo
  - Jovens de origem quilombolas que estejam na faixa de 16 a 26 anos moradores do Quilombo da Rasa. - Jovens pobres moradores da Praia da Rasa que não são categorizados como Quilombolas. - Lideranças que habitam a Praia da Rasa e que se interessam pelo tema do curso. (Presidentes ou representantes de associações e Direção de Movimentos Comunitários). - Professores de Escolas da região que trabalham com os jovens Quilombolas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O Projeto possuirá contato pessoal entre os pesquisadores, professores da comunidade jovens e lideranças locais. Nosso interesse é discutir o projeto junto as lideranças e jovens mostrando que ele representa um resposta as demandas locais.
«« Voltar