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A Prática do Planejamento Participativo na Creche UFF: uma experiência de gestão e formação
Protocolo do SIGProj:   69266.341.49226.30012011
De:01/02/2011  à  31/12/2011
 
Coordenador-Extensionista
  Dominique Colinvaux
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SFP - Departamento de Fundamentos Pedagógicos
Resumo da Ação de Extensão
   O projeto de extensão “A prática de planejamento participativo na Creche UFF: uma experiência de gestão e formação” se baseia na exigência legal de uma gestão democrática que, na Creche UFF, se organiza a partir do princípio da participação dos principais protagonistas da unidade, quais sejam, a equipe, as crianças e as famílias. Considerando a necessidade de articulação entre estudantes e profissionais das diversas áreas de conhecimento que atuam na Creche UFF, o projeto propõe um modelo de gestão e planejamento participativos que, afinado com os desafios e necessidades da educação na contemporaneidade, desempenham o papel de fio condutor, tecendo ligações entre diferentes sujeitos. O exercício de práticas de gestão participativa se estende às crianças e sua famílias, levando a um processo de permanente elaboração do planejamento institucional e pedagógico que promove a formação e autonomia dos diferentes participantes da Creche UFF, fazendo com que, de fato, sejam protagonistas da proposta educativa ali desenvolvida. Com seus embates e conflitos, o princípio de participação coletiva se constitui um desafio cotidiano, mas é fundamental para a compreensão de que a escola é uma instituição que, não se esgotando na reprodução, ao contrário avança para a transformação social.
Palavras-chave
   Gestão Democrática, Planejamento participativo, Educação Infantil.
Público-Alvo
  Público Alvo (atingido diretamente) a) Equipe Creche UFF, a saber: - Professores substitutos; - Professores cedidos pela Secretaria Municipal de São Gonçalo; - Funcionários técnicos-administrativos; - Bolsistas do Programa Creche UFF, de Treinamento, da Proac e de Iniciação Científica; - Estagiários dos Cursos de Psicologia e Serviço Social. b) Crianças matriculadas na Creche UFF. Vale registrar que incluímos as crianças na categoria de público-alvo porque entendemos que elas também integram o ‘público-alvo’. Esta compreensão se deve a que procuramos, tão logo seja possível, envolvê-las no planejamento diário das atividades através da participação na “rodinha dos combinados”, na elaboração das regras do grupo e na avaliação diária feita na “rodinha do tchau”. c) Pais/responsáveis das crianças matriculadas na Creche UFF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Dominique Colinvaux - Ramais 2558 e 2560
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