«« Voltar
Laboratório de Estudos do Futebol
Protocolo do SIGProj:   68781.341.48453.21012011
De:01/01/2011  à  31/12/2011
 
Coordenador-Extensionista
  Sérgio Ricardo Aboud Dutra
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEF - Instituto de Educação Física
Unidade de Origem
  GEF - Departamento de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto é resultado de uma demanda dos alunos do curso de Educação Física da UFF, a partir do momento em que começaram as disciplinas de Pesquisa e práticas de Ensino. Partindo do aprendizado ao longo do curso, percebemos a necessidade de um estudo mais aprofundado nas discussões acerca do Futebol e suas manifestações sociais e culturais. Desta forma resolvemos criar o LABOL, Laboratório de Estudos do Futebol, no Instituto de Educação Física da UFF. Neste projeto nos propomos a estabelecer uma relação dialética entre os saberes acadêmicos e os saberes escolares tendo como principal tema de abordagem o futebol em suas mais diversas manifestações sociais e culturais. Contribuindo, assim, para a formação de professores de Educação Física mais críticos, com a formação continuada de docentes que já se encontram em seus campos de trabalho e também oportunizando a alunos da Educação Básica uma troca de conhecimentos. Outra forma de trabalho proposta é desenvolver ações com grupos comunitários em bairros populares, investindo no empoderamento destes.
Palavras-chave
   futebol, Educação física Escolar, Formação Continuada, Empoderamento.
Público-Alvo
  O nosso público alvo está centrado naqueles que tem interesse por futebol. Desta forma estaremos trabalhando com alunos, professores e Técnicos da UFF, através das reuniões ampliadas do Projeto, com filmes e debates, por isso temos uma estimativa. Também daremos continuidade ao trabalho iniciado informalmente no ano passado com duas escolas estaduais e duas municipais em Niterói. Também estaremos trabalhando com 60 adolescentes de um grupo comunitário no bairro de Itauna, São Gonçalo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Estaremos fazendo uso da criação de perfis em redes sociais. Através do site do Projeto que estará sendo criado, e-mail e, é claro, os telefones de contato do IEF. p
«« Voltar