«« Voltar
Revista Eletrônica Ensaios (Cópia) 03-01-2011
Protocolo do SIGProj:   68703.341.28010.29012011
De:01/01/2011  à  31/12/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Lígia Maria de Souza Dabul
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSO - Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  A “Revista Eletrônica Ensaios” é voltada para a publicação de artigos, resenhas, traduções, ensaios, poemas, entrevistas e outras expressões científicas e artísticas produzidas por graduandos dos Cursos de Ciências Humanas- especialmente Ciências Sociais- da Universidade Federal Fluminense, incluindo também a produção de graduandos de outras universidades brasileiras. Seu caráter interdisciplinar corresponde à crescente presença das Ciências Sociais na formação de estudantes de outras áreas das Ciências Humanas e das Artes, e aos próprios interesses dos estudantes de Ciências Sociais na produção acadêmica de outras áreas. A “Revista Eletrônica Ensaios” pretende ser estímulo à diversidade na produção científica, à interlocução científica entre estudantes de graduação, e ao aprimoramento e à divulgação de trabalhos acadêmicos que costumam permanecer circunscritos às exigências das rotinas acadêmicas. Outro objetivo da revista é colaborar com a formação profissional dos estudantes envolvidos na elaboração, além de contribuir com a formação dos que enviarão seus trabalhos e do público-leitor. O projeto tende a se tornar um laboratório de treinamento SEER e de pesquisa sobre o campo científico, das quais as pessoas envolvidas no desenvolvimento do processo de editoração serão beneficiadas com um quadro qualificado tanto na operacionalidade do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) quanto pelo projeto.
Palavras-chave
   publicação científica, graduação, ciências sociais, interdisciplinaridade, virtual
Público-Alvo
  A “Revista Eletrônica Ensaios” tem como foco trabalhos produzidos por alunos do curso de graduação em Ciências Sociais da UFF, mas também estimula a participação de graduandos de outros cursos da área de Humanas e de Artes tanto da UFF quanto de outras universidades brasileiras. Em suas edições, a Revista estimulou e ampliou redes de autores e principalmente dos editores da mesma, publicando trabalhos acadêmicos de diversas regiões do país. É importante destacar que uma das pretensões da Revista é de fazer também com que o público leitor ultrapasse esses estudantes, alcançando setores sociais interessados na produção científica em Ciências Humanas. Apesar de o foco da revista estar voltado para o estímulo da produção acadêmica de graduação, não está excluída a possibilidade de publicação de trabalhos de pós-graduandos. A enorme quantidade de trabalhos recebidos deste grupo indica que eles também enfrentam dificuldades para divulgar sua produção. Acreditamos que mesclar graduandos e pós-graduandos no mesmo espaço de publicação pode ser iniciativa enriquecedora, tanto no desenvolvimento de artigos, como nas discussões sobre editoração.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O referencial, sempre, será o site da Revista Eletrônica Ensaios. Seus membros serão contatatos por esse meio. De outro lado, a Proex da UFF e outros setores da universidade têm formas de contatar a coordenadora e os membros da equipe da Revista. Cartazes, serão em torno de 150, a serem afixados na universidade e em locais frequentados por estudantes de graduação da área de Humanas no Estado do Rio de Janeiro.
«« Voltar