«« Voltar
ANÁLISE DE INDICADORES SÓCIOECONÔMICOS E DE SAÚDE DA COMUNIDADE CIRCUNVIZINHA AO PURO - Estudo preliminar para viabilidade de implantação de consultórios de enfermagem (Cópia) 06-01-2010 (Cópia) 20-12-2010
Protocolo do SIGProj:   68475.341.49233.28012011
De:01/05/2011  à  01/01/2012
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia de Carvalho Dantas
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  RIR - Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto é composto por 3 subprojetos. Objetivo geral: conhecer as condições socioeconômicas e de saúde da população circunvizinha ao PURO, visando a construção de indicadores e realizar estudo preliminar acerca da viabilidade de implantação de consultórios de enfermagem. O mesmo foi iniciado em 2010, com duração total de 3 anos, término previsto dos 3 subprojetos em 2012. Justifica-o pela oportunidade de conhecer a população circunvizinha do PURO e desta forma, lançar mão de reflexões no tocante a estratégias que possam oferecer melhores condições de saúde para comunidade. Assim, mediante a implantação de consultórios de enfermagem, buscar-se-á por ações visando à articulação do ensino e pesquisa contribuindo para a relação transformadora entre a Universidade e sociedade. Pesquisa quanti-qualitativa, descritivo-exploratória, apoiado no referencial teórico-metodológico da complexidade(Edgard Morin) e a Grounded Theory de Strauss e Glaser, respectivamente. Os cenários são: as comunidades dos bairros circunvizinhos ao PURO e a própria comunidade do PURO (alunos, professores e tecnico-adminsitrativos). Os instrumentos de coleta de dados são entrevistas, questionários e formulários aplicados a clientela do PURO (funcionários e alunos) e comunidade circunvizinha a este pólo. A coleta foi iniciada em 2010 e tem sido analisada segundo o referencial metodológico supracitado e programa Epi Info 6.0.
Palavras-chave
   Indicadores socioeconômicos e de saúde, enfermagem, consultórios, saúde coletiva, educação
Público-Alvo
  População residente nos bairros adjacentes ao qual se situa o PURO e profissionais lotados no PURO.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Forma de Divulgação da Ação de Extensão para o Público Alvo: Imprensa local (Rio das Ostras) e Site do PURO/UFF. Formas de Divulgação dos Resultados e/ou produtos à Comunidade: Relatórios de avaliação (principais resultados enviados aos sujeitos participantes), imprensa local (Rio das Ostras) e Site do PURO/UFF, nos fóruns de discussões dos conselhos e conferências de saúde e nos eventos e revistas científicas.
«« Voltar