«« Voltar
Cuidados Fundamentais no Tratamento de Feridas: Atualização dos Enfermeiros da Rede Básica do Município de Niterói (Cópia) 14-12-2010
Protocolo do SIGProj:   67962.341.49183.23012011
De:01/04/2011  à  30/12/2011
 
Coordenador-Extensionista
  Euzeli da Silva Brandão
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CME - Escola de Enfermagem
Unidade de Origem
  MFE - Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração
Resumo da Ação de Extensão
  Segundo Brandão (2006), nas últimas décadas, pesquisas têm sido realizadas visando não somente acelerar o processo de cicatrização, como também, amenizar a dor e promover conforto as pessoas com feridas. Neste contexto, destaca-se a necessidade de nortear as ações relacionadas à avaliação dos clientes portadores de feridas e seus respectivos cuidados na Rede Básica de Saúde do Município de Niterói. Assim, essa ação possui como principal objetivo, atualizar enfermeiros e acadêmicos de enfermagem da EEAAC/UFF que atuam nas unidades básicas. Acredita-se que as atividades propostas nessa ação, poderão resultar no aprimoramento dos profissionais e acadêmicos; viabilizar o treinamento dos demais membros da equipe de enfermagem, padronizar a utilização de produtos e a utilização de ferramentas que facilitem o acompanhamento dos clientes, enfim facilitar a sistematização do atendimento nas unidades básicas de saúde do Município em relação ao tratamento de feridas. Considera-se que a atualização dos enfermeiros é a primeira etapa de um processo, que a médio e a longo prazo irá reduzir custos, viabilizar a realização de pesquisas, e principalmente, melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e da assistência ao cliente portador de ferida que procura a Rede Básica do Município.
Palavras-chave
   Enfermagem, cuidados de enfermagem, feridas
Público-Alvo
  Todos os enfermeiros da Rede Básica de Saúde do Município de Niterói, envolvidos no tratamento de feridas, além de monitores e alunos da EEAAC/UFF.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF - 4º andar Tel: 2629-9478
«« Voltar