«« Voltar
Adequação Ambiental da Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu
Protocolo do SIGProj:   67128.341.50016.31012011
De:31/01/2011  à  31/12/2011
 
Coordenador-Extensionista
  Luiza Carneiro Mareti Valente
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMV - Faculdade de Veterinária
Unidade de Origem
  MZO - Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável
Resumo da Ação de Extensão
  Há, na atualidade, uma grande discussão com relação ao trade-off entre produção de alimentos e meio-ambiente. Entretanto, alguns pesquisadores acreditam que seja possível conciliar ambas por meio de estratégias bem planejadas. Nesse contexto, surge o projeto de adequação ambiental da Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu, visando o planejamento necessário para a regularização da propriedade do ponto de vista ambiental, sem, entretanto, prejudicar a produção animal já existente e outras atividades planejadas para o futuro. Dessa forma, pretende-se fazer o zoneamento ambiental da propriedade com a marcação das possíveis áreas de APP e Reserva Legal utilizando-se ferramentas de geoprocessamento e, ainda, fazer o levantamento da flora existente de forma a sugerir as espécies mais adequadas para o plantio.
Palavras-chave
   Reserva Legal, Área de preservação permanente, Sistemas de Informação Geográfica, Zoneamento Ambiental, Levantamento Florístico
Público-Alvo
  Alunos de graduação dos seguintes cursos: medicina veterinária, cursos relacionados ao instituto de geociências e do curso de ciencias biológicas, além de professores dos mesmos cursos e, para os anos seguintes do projeto, produtores rurais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Prof. Luiza C.M. Valente lmareti@yahoo.com.br tel (21) 2629-9518 r. 7571
«« Voltar