«« Voltar
Programa Interinstitucional no Ensino da Enfermagem, Educação e Gerência com ação Interdisciplinar em Saúde. (Cópia) 29-11-2010
Protocolo do SIGProj:   67003.341.29354.11122010
De:19/01/2011  à  14/12/2011
 
Coordenador-Extensionista
  Miriam Marinho Chrizóstimo
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CME - Escola de Enfermagem
Unidade de Origem
  MFE - Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração
Resumo da Ação de Extensão
  O programa busca a integração das instituições públicas de ensino superior com a rede pública de saúde, com ênfase na enfermagem, educação e gerência, para alcançar uma reflexão crítica do estudante e professor sobre a relação escola-sociedade e seus benefícios para o usuário do Sistema Único de Saúde. Bem como, a sensibilização do estudante e do profissional da saúde com relação ao cliente na procura da qualidade de vida. Dessa forma, qualifica o aluno para o desenvolvimento das ações em saúde, com metodologia ativa que incluem a educação pelos pares, consulta do enfermeiro no ambulatório e na visita domiciliar, entre outras. Desse modo, busca-se a construção do conhecimento do professor, estudante e profissional para alcançar uma assistência individualizada, holística e humanizada ao cliente. Sendo assim, o programa se justifica pela discussão sobre a temática educação e saúde nas regiões Metropolitanas I e II do estado do Rio de Janeiro, que trás a reflexão sobre a relação escola e sociedade. Esta reflexão favorece o processo ensino-aprendizagem e consequentemente qualificam as ações na área da saúde. Ressalta-se assim, a troca de saberes entre clientes, alunos, professores e profissionais no contexto das instituições de formação acadêmica e de prestação da assistência à saúde.
Palavras-chave
   Enfermagem, Educação, Gerência, Assistência à saúde
Público-Alvo
  Clientes do Sistema Único de Saúde, estudantes das instituições envolvidas e profissionais de saúde.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Formação do Grupo de interesse, rodas temáticas; Elaboração de trabalhos apresentados em eventos científicos; Apresentação de trabalhos em eventos científicos; Artigos científicos com publicação em periódicos; Divulgação nas instituições integrantes do programa (folders, cartazes e internet) dentre outros.
«« Voltar