«« Voltar
CICLO DE ESTUDOS EM ETNOMATEMÁTICA (Cópia) 07-09-2011 (Cópia) 21-03-2012 (Cópia) 02-12-2013 (Cópia) 24-09-2014 (Cópia) 23-08-2015 (Cópia) 23-10-2016 (Cópia) 02-11-2017 (Cópia) 18-11-2018
Protocolo do SIGProj:   317089.1599.78183.24112018
De:03/04/2018  à  03/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  João Bosco Bezerra de Farias
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  INF - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Santo Antônio de Pádua
Unidade de Origem
  PEB - Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terras
Resumo da Ação de Extensão
  Esta ação de Extensão procura, no âmbito educacional, estimular ações voltadas para: a aprendizagem significativa e crítica da Matemática, para a existência da pluralidade cultural da sala de aula, e para a valorização do conhecimento do aluno, da sua cultura, do seu meio social. Ela tem por objetivo desenvolver um ambiente de divulgação, estudo, reflexão e análise sobre Etnomatemática a partir dos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Para tal, procura, com a participação de professores e/ou alunos do entorno do Noroeste Fluminense e/ou interessados em Etnoconhecimento, promover projetos educacionais que façam da Matemática algo vivo, e que lidem com situações reais, atuais e regionais. Daí, mediante exposição oral, debate em grupo, planejamento e execução de atividades de gestão, desenvolve grupos de trabalho voltados para: a matemática recreativa, a matemática indígena no Brasil, o patchwork, as práticas matemática das classes profissionais e a História da Matemática em diversas civilizações. Desse modo, buscamos criar oportunidades de conscientização em questões educacionais sobre multiculturalismo, interdisciplinaridade, contextualização, e pedagogia da equidade.
Palavras-chave
   Etnomatemática, Educação Matemática, História da Matemática
Público-Alvo
  Professores e/ou alunos do entorno do Noroeste Fluminense e/ou interessados em Etnoconhecimento.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   (22) 38510994
«« Voltar