«« Voltar
Órgana: Inglês Instrumental para Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (Cópia) 04-11-2018
Protocolo do SIGProj:   316156.1722.311248.04112018
De:07/01/2019  à  19/07/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Fernando Rabossi
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  O curso está vinculado ao 'Programa de Educação Popular' e procura suprir uma demanda interna e externa à universidade com relação ao ensino de inglês. A pesar de ser uma língua com uma alta oferta de cursos, os custos envolvidos no aprendizado do inglês e a forma em que ela é ensinada transformam-se em barreiras que reproduzem desigualdades sociais que se amplificam na hora de ter que interagir nos contextos de uso da língua (seja na sala de aula, em avaliações ou na interação com falantes da língua). Objetiva-se facilitar o estudo de inglês a um público ampliado, integrando ações de alunos de graduação e pós-graduação a organizações da sociedade civil, a movimentos sociais e a instituições escolares públicas de ensino médio, visando, por conseguinte, a democratização do acesso não só à educação e às instituições acadêmicas, como também às ações e realizações de instituições sociais, políticas e culturais que exigem conhecimento de inglês para a devida integração e aproveitamento de suas atividades. A proposta do curso tem por base o estudo de inglês por meio de textos de conteúdo de ciências humanas (filosofia e ciências sociais), cuja leitura será intercalada com explicações de cunho gramatical, sempre acompanhadas de reflexões teóricas e históricas que transitam entre léxico e contexto pelo viés do próprio texto. A equipe é integrada por professores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Filosofia, Letras, Sociologia e Antropologia.
Palavras-chave
   inglês instrumental, educação, ciências humanas, filosofia, ciências sociais
Público-Alvo
  O público-alvo tem três subdivisões: a) Alunos, professores e funcionários de cursos de graduação e pós-graduação das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, especialmente de cursos da área de ciências humanas e sociais, que necessitem do aprendizado e aperfeiçoamento do inglês em seus estudos e em sua prática institucional; b) Membros de instituições públicas e associações cíveis (movimentos sociais, grupos comunitários e organizações não governamentais) cujas práticas de intervenção social estejam relacionadas ao desenvolvimento das ciências humanas e sociais; c) População em geral interessada no aprendizado do inglês.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   ingles.organa@gmail.com Fernando Rabossi (rabossi@ufrj.br) Telefone: 97151-0333 PPGSA: segunda à sexta-feira, 11h às 17h (5521) 2224-8965
«« Voltar