«« Voltar
Biblioteca Virtual do Pensamento Social
Protocolo do SIGProj:   316144.1722.212294.03112018
De:01/02/2019  à  15/12/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Antonio da Silveira Brasil Junior
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto tem como objetivo fortalecer as atividades de divulgação científica e democratização do conhecimento em “pensamento social”, área interdisciplinar de pesquisa dedicada à análise das “interpretações do Brasil”. Para tal, é proposta a Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS), portal online de acesso livre que, seguindo o reconhecido modelo das Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS), procura articular em rede os pesquisadores da área e organizar as informações disponíveis sobre “pensamento social” nas diferentes bases de dados. A exemplo do que ocorre na área da saúde, o objetivo fundamental da BVPS é, portanto, a integração e a articulação de pesquisadores para difusão pública da produção acadêmica na área de “pensamento social”, em particular dos arquivos documentais e dos textos clássicos de interpretação do Brasil. A BVPS busca ser, a um só tempo, um ambiente de pesquisa e aprendizagem que visa a atender tanto pesquisadores acadêmicos quanto jovens estudantes de graduação, ensino fundamental e médio, além de demais interessados. Sua atuação se delineia em quatro campos básicos interrelacionados: (1) produção de conhecimento, (2) divulgação científica, (3) memória da ciência e das tradições intelectuais, (4) produção de material didático-pedagógico. Embora a BVPS, como portal online, já seja uma instância de divulgação científica, também está prevista a criação permanente de materiais novos e originais voltados para o público amplo a partir da Biblioteca Virtual.
Palavras-chave
   Pensamento social, Interpretações do Brasil e da América Latina, Biblioteca Virtual, Divulgação Científica, Memória da Ciência
Público-Alvo
  O público da Biblioteca Virtual do Pensamento Social é múltiplo, pois abrange: 1) Professores e alunos do ensino médio, que tenham interesse em conhecer melhor os principais intérpretes dasociedade brasileira; 2) Público universitário em geral, isto é, aqueles que queiram se aprofundar sobre as principais interpretações da sociedade brasileira. A BVPS oferece recursos documentais de vários tipos (visuais e textuais) para que o usuário possa realizar suas próprias pesquisas; 3) Pesquisadores da área de pensamento social no Brasil e afins, já que a BVPS identifica e mapeia os principais produtos intelectuais deste campo, como artigos, teses e papers.
Situação
  Atividade
Contato
   André Botelho (andrebotelho@digirotas.com.br) Antonio Brasil Jr. (antoniobrasiljr@gmail.com) Lucas Correia Carvalho (lucascorreiacarvalho@gmail.com)
«« Voltar