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Ensino da escrita: da alfabetização ao curso superior (Cópia) 01-11-2018
Protocolo do SIGProj:   316040.1722.192419.02112018
De:07/01/2019  à  07/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta busca reunir em um único curso um conjunto diversificado de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos integrantes do GRAFE. Tais ações cobrem a formação de professores e o ensino da escrita em um percurso que vai da alfabetização à escrita acadêmica, que costuma ser abordado de forma fragmentada. O curso tem como um dos seus objetivos atualizar e ampliar conhecimentos sobre as teorias acadêmicas e as práticas docentes no que diz respeito ao ensino de escrita no percurso mencionado. A inovação fica por conta de outro objetivo: colocar em um mesmo espaço-tempo de discussão sujeitos que se formam com currículos muito distintos e que ouco dialogam no cotidiano, seja nas instituições de ensino, seja em encontros científicos. A perspectiva de trazer para o diálogo alfabetizadores, professores dos dois ciclos do ensino fundamental, assim como os dos ensinos médio e superior, e licenciandos de Letras e de Pedagogia, visa a problematizar o domínio compartimentado que esses profissionais tendem a deter no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem da escrita. Com a aproximação entre saberes e práticas que normalmente não dialogam, esperamos contribuir para que os sujeitos ampliem o alcance de suas percepções sobre a escrita e das suas práticas como professores. Os encontros promoverão desafios de articulação entre as atuais etapas que o ensino da escrita percorre no processo de escolarização. Cada etapa será problematizada por professores do GRAFE, sempre se respeitando o foco maior de suas ações de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave
   Ensino da escrita, Formação de professores, Prática pedagógicas
Público-Alvo
  Alfabetizadores, Professores de Língua Portuguesa da Educação Básica, Professores do Ensino Superior que atuem com os cursos de Letras e Pedagogia e Coordenadores de Área de Língua Portuguesa na Educação Básica. A chamada para inscrição será feita publicamente, restrita a profissionais externos à UFRJ, com atuação preferencialmente em instituições públicas de ensino. Adicionalmente, há 5 vagas destinadas a estudantes de graduação da UFRJ que estejam matriculados nos cursos de Letras e de Pedagogia.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   marcelocorreaecastro@gmail.com
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