«« Voltar
Altri Canti
Protocolo do SIGProj:   315230.1722.246040.01112018
De:07/01/2019  à  07/01/2024
 
Coordenador-Extensionista
  Alberto José Vieira Pacheco
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EM - Escola de Música
Resumo da Ação de Extensão
  O Altri Canti é um grupo musical que pretende interpretar em especial o repertório vocal solista anterior ao Romantismo musical de forma historicamente orientada, fazendo uso, sempre que possível, de instrumentos de época. Haverá espaço também para a execução de repertório composto em nossos dias, desde que faça uso de instrumentos “antigos” como o cravo, a flauta doce, etc. O repertório será apresentado à comunidade em forma de concertos comentados, seguidos de debate entre os músicos e a platéia. Estes concertos comentados buscam informar a comunidade sobre o repertório em questão, revelando o contexto histórico e estético no qual as obras foram compostas. Estarão envolvidos no Altri Canti professores e técnicos especializados na área, ao lado de alunos que estejam interessados em se aprofundar neste campo. Sendo um grupo de extensão, estará aberto também à participação de músicos da comunidade que se mostrarem aptos. É preciso salientar que alguns membros da equipe são pesquisadores bastante ativos na área de interesse. Portanto, o Altri Canti está intimamente relacionado com a atividade de pesquisa mais recente. Boa parte do repertório executado será aquele composto nos centros musicais mais influentes nos séculos passados, situados nos territórios que hoje conhecemos como Itália, França, Alemanha, Inglaterra etc. Contudo, o repertório brasileiro também estará presente em nossa programação. Afinal, o chamado repertório “colonial” merece ser melhor conhecido, estudado e interpretado com o cuidado histórico necessário.
Palavras-chave
   Canto barroco, Interpretação musical historicamente orientada, música antiga, música colonial brasileira, instrumentos de época
Público-Alvo
  O público beneficiado diretamente e indiretamente pelas ações do projeto são: _ O público externo que estará presente nos concertos comentados e seguidos de debate. (cerca de 30 por concerto, ou seja, cerca de 60 por ano). _ O público interno da universidade que estará presente nos concertos (cerca de 45) _ Os músicos da comunidade que se juntarem aos ensaios e colaborarem na execução dos concertos e dos debates (cerca de 10) _ Os alunos e técnicos da Universidade que participam dos concertos comentados e das atividades relacionadas a sua preparação e execução (cerca de 10)
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   apacheco@musica.ufrj.br O setor artístico da Escola de Música ajudará na divulgação dos concertos. Também será criada uma página do grupo na internet para ajudar na divulgação e documentação das atividades.
«« Voltar