«« Voltar
Mulheres privadas de liberdade e Universidade:Intercambio de saberes e reflexões sobre trajetórias e projetos de vida no egresso do sistema prisional.
Protocolo do SIGProj:   315087.1722.320948.04112018
De:07/03/2019  à  07/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Josefina Mastropaolo
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ESS - Escola de Serviço Social
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem por finalidade desenvolver atividades extensionistas junto a mulheres privadas de liberdade e assistentes sociais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria do Rio de Janeiro (SEAP/RJ) e do Socioeducativo. Busca criar espaços socioeducativos com usuárias do sistema penitenciário, buscando garantir uma interação dialógica que permita repensar criticamente a condição de reclusão e de retorno à liberdade no marco da totalidade social. Do mesmo modo e considerando que o sistema penitenciário é um campo sócio ocupacional do Serviço Social, a proposta, orienta-se a realizar atividades de formação/debate com assistentes sociais que desempenham seu trabalho profissional na SEAP/RJ e/ou no Socioeducativo, principalmente as que trabalham nos presídios femininos, para problematizar o processo de trabalho identificando novas possibilidades interventivas, considerando as determinações de classe, gênero e raça. Em 2019-1, será criado o grupo de estudos “Mulheres e Privação de Liberdade” para trabalhar temáticas vinculadas ao sistema penal: direitos humanos e justiça, violência, gênero e raça com vistas à preparação da equipe para a implementação das atividades extensionistas no interior da prisão em 2019-2. Pretende-se a partir deste grupo, desenvolver projetos de pesquisa relacionados às categorias teóricas: Sistema penal, Classe, Gênero, Raça e Serviço Social no campo sócio ocupacional do sistema penitenciário. A partir de 2019-2, serão oferecidos atendimentos às mulheres egressas do sistema penitenciário que tenham integrado as atividades do projeto, oriundas do estado do Rio de Janeiro – em parceria com o LPSPV/UNIRIO LADIH/FND/UFRJ com vistas a efetivar encaminhamentos diversos, contribuindo para o acesso aos direitos sociais.
Palavras-chave
   Prisão, Mulheres, Raça, Serviço Social
Público-Alvo
  As atividades extensionistas serão desenvolvidas com as profissionais de Serviço Social e mulheres privadas de liberdade do Instituto Penal Oscar Stevenson, além das mulheres egressas envolvidas no projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   mupextensaoufrj@gmail.com
«« Voltar