«« Voltar
Plurilinguismo, política linguística e política de línguas: perspectivas sobre o ensino de línguas em território brasileiro
Protocolo do SIGProj:   315006.1722.283401.03112018
De:07/01/2019  à  07/01/2021
 
Coordenador-Extensionista
  Tania ConceiÇÃo Clemente de Souza
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  FCC - Forum de Ciência e Cultura
Unidade de Origem
  MN - Museu Nacional
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto foca na pauta do plurilinguismo, da política de línguas e de como tais aspectos da vida social interferem na rotina de grupos vulneráveis da sociedade brasileira. Caracteriza-se, portanto, por ser um projeto que se destina a impactar positivamente na comunidade externa à universidade, na figura de seu público-alvo, professores das redes pública e particular de ensino e estudantes de graduação em Letras e em Pedagogia. Traçamos o objetivo de levar a diversas comunidades linguísticas do Brasil, em especial comunidades indígenas, pela interlocução com seus professores, reflexões sobre o embate entre línguas oficiais e não oficiais e orientações sobre como as escolas podem intervir e solucionar conflitos. Pretendemos que este projeto de extensão parta das atividades de leitura sobre a pauta do plurilinguismo nas diversas comunidades linguísticas do Brasil, através da comparação dessa pauta às observações do público-alvo, especialmente através de rodas de conversa. Serão realizados encontros quinzenais, com duração de 4h cada (cuja duração e frequência poderão ser ampliados a depender dos participantes). Consideramos essencial manter uma relação de troca de saberes com esse público com o intuito de aferir suas necessidades e de planejar as etapas seguintes do projeto. A partir destes encontros e de acordo com as necessidades neles explicitadas, serão planejados cursos de capacitação com o público-alvo, bem como oficinas nas comunidades em que atuam. Com isso pretendemos, também, estimular que desenvolvam ações nessas comunidades, realizando orientações e trocas, no sentido de auxiliar a produção de novos conhecimentos para a prática docente.
Palavras-chave
   plurilinguismo, política linguística, política de línguas, línguas brasileiras, refugiados
Público-Alvo
  Este projeto de extensão foca na diversidade e na tensão linguísticas em território nacional. Portanto, selecionamos como público-alvo professores das redes pública e particular da educação básica, em primeiro lugar; e estudantes de graduação de instituições públicas e particulares do Rio de Janeiro que atuem ou pretendam atuar em contextos sociais em que exista convivência entre a língua portuguesa e outra(s) língua(s) que sejam faladas pela comunidade, em segundo lugar. A participação no projeto de extensão está aberta a quaisquer interessados que apresentam o perfil descrito acima.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   mayconsilvaaguiar@mn.ufrj.br
«« Voltar