«« Voltar
Qualificação de Auxiliares de Saúde Bucal em Odontopediatria
Protocolo do SIGProj:   313957.1722.243060.02112018
De:07/01/2019  à  20/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda Barja Fidalgo Silva de Andrade
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FO - Faculdade de Odontologia
Resumo da Ação de Extensão
  O trabalho em equipe na odontologia é hoje uma das estratégias mais importantes para assegurar melhores níveis de saúde bucal da população brasileira. A portaria nº 267 do Ministério da Saúde que incluiu a equipe de saúde bucal na Estratégia Saúde da Famíliae a Lei Federal No. 11.889 de 2008, que regulamenta o exercício da profissão de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), incrementaram consideravelmente as possibilidades de inserção dos ASBs no mercado de trabalho. A participação destes profissionais nas equipes de saúde bucal tem contribuído para otimizar o processo de trabalho, diminuir o custo operacional e aumentar o acesso da população à atenção odontológica. Nos municípios do Estado do Rio de Janeiro existem milhares de ASBs atuando nas unidades públicas de saúde, realizando funções de apoio a odontólogos, bem como ações coletivas de promoção de saúde bucal. Sua atuação no âmbito da saúde pública atinge, majoritariamente, o público de crianças e adolescentes em idade escolar. Poucos destes profissionais, infelizmente, possuem uma formação consistente para atuar no campo da odontopediatria. Esta lacuna na formação dos ASBs traz limitações importantes, principalmente para a capacidade resolutiva desses profissionais no apoio aos odontólogos assim como no planejamento e realização de ações de promoção de saúde nas escolas. O presente curso visa contribuir para a qualificação do trabalho de atenção e promoção de saúde em odontopediatria dos ASBs que atuam na rede pública no Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave
   Odontopediatria, Escolares, Promoção de saúde, Saúde Pública
Público-Alvo
  Auxiliares de saúde bucal que trabalham nas unidades de saúde municipais do estado do Rio de Janeiro com o interesse em se aperfeiçoar no atendimento a crianças dentro dos modelos preconizados pelo SUS, em consonância com os programas de saúde na escola e de saúde da família. Obs: Caso não haja o preenchimento das vagas por servidores municipais as vagas remanescentes serão disponibilizadas para auxiliares de saúde bucal que não atuam no serviço de saúde bucal.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   coi@odonto.ufrj.br Página do Facebook da Disciplina de Odontopediatria UFRJ e na página da Faculdade de Odontologia da UFRJ
«« Voltar