«« Voltar
Treinamento e Qualificação Profissional em Implantodontia 2019
Protocolo do SIGProj:   313923.1722.218883.02112018
De:04/02/2019  à  04/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Osmar de Agostinho Neto
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FO - Faculdade de Odontologia
Resumo da Ação de Extensão
  O advento do implante odontológico trouxe ganhos significativos à reabilitação protética, com maior qualidade, simplificação, além de torná-la mais conservadora. Para expressiva parcela da população brasileira, porém, ainda é de difícil alcance pela limitação econômica. Em que pese o fato de o atendimento odontológico nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFRJ minimizar a dificuldade para esse grupo social, não se oferece atendimento regular de reabilitação protética com implantes, o que, para muitos casos clínicos, é essencial para a Odontologia Restauradora de máxima qualidade e conforto para o paciente. Deste modo, a perspectiva de oferecimento de um curso que permita a reabilitação com implantes será de grande valia social e grande utilidade para os pacientes que frequentam as clínicas de reabilitação de nossa Faculdade. Paralelamente, os alunos participantes terão possibilidade de receber qualificação profissional na área da Implantodontia, com capacitação para planejar reabilitações a partir de análises de imagem, enceramento diagnóstico e confecção de guias cirúrgicos, bem como execução de procedimentos clínico-cirúrgicos e protético-laboratoriais de Implantodontia. Os alunos de graduação que estão envolvidos no projeto do curso atuam na equipe executora contribuindo e auxiliando nos planejamentos dos pacientes, busca bibliográfica dos temas apresentados e organização do fluxo de atendimento clínico.
Palavras-chave
   implante dentário, prótese dentária, estética
Público-Alvo
  a) ALUNOS: • Graduados em Odontologia, regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Odontologia do País, com disponibilidade de 6 (seis) vagas para alunos externos. Além disso, serão oferecidas 8 (oito) vagas para alunos de graduação regularmente inscritos na Faculdade de Odontologia da UFRJ, na condição de ouvintes(não serão responsáveis por atendimentos a pacientes, participando apenas como auxiliares nas atividades clínicas; participarão de aulas teóricas e laboratórios). b)Pacientes - média de 50 pacientes/ano participantes da atividade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Faculdade de Odontologia - UFRJ Departamento de Prótese e Materiais Dentários Telefones: (21) 3938-2024; (21) 3938-2029; (21) 99913-6621(coordenador) protesemateriais@bol.com.br osmaragostinho@yahoo.com.br
«« Voltar