«« Voltar
Produção de Indicadores Sociais: o método como ferramenta de autonomia e empoderamento
Protocolo do SIGProj:   313894.1722.314459.03112018
De:04/03/2019  à  04/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Celi Ramos da Cruz Scalon
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Projeto de formação em métodos e técnicas de pesquisa voltados para estudantes, docentes do ensino médio e movimentos sociais com objetivo de fornecer instrumental metodológico para a produção de indicadores que permitam a construção de conhecimento sobre a realidade social, de forma autônoma. O objetivo é que o público-alvo seja empoderado tanto através da análise crítica de resultados de pesquisas; como através da realização de suas próprias pesquisas empíricas, produzindo, assim, saberes sobre o contexto social. A proposta será executada, inicialmente, com encontros semanais para formação e aprimoramento dos discentes que serão agentes da extensão nas diversas técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas que serão ensinadas ao público-alvo. Em agosto será oferecido o curso para o público-alvo, que consistirá de aulas e realização de trabalho de campo, entendendo que o treinamento prático é imprescindível para o conhecimento metodológico.
Palavras-chave
   indicadores sociais, compreensão reflexiva da realidade social, autonomia cidadã na construção de saberes, empoderamento
Público-Alvo
  Movimentos Sociais, Professores de Sociologia do Ensino Médio, Estudantes de Ensino Superior de Outras Instituições Universitárias, Estudantes e Técnico-administrativos da UFRJ.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Os contatos serão feitos através de um blogue que será desenvolvidos pela equipe executora
«« Voltar