«« Voltar
Leitura de textos: contribuições da semiótica (Cópia) 16-09-2018
Protocolo do SIGProj:   313397.1722.250339.23102018
De:07/01/2019  à  07/01/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Regina Souza Gomes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de pesquisa 'Metodologia de leitura de textos: contribuições da semiótica' pretende apresentar, a partir da fundamentação teórica da semiótica discursiva, uma metodologia de leitura eficiente e reflexiva de textos de diversos gêneros (midiáticos, poéticos, etc.), voltado para a formação docente e discente, por um lado, e para a divulgação de estratégias sólidas de leitura para um público mais amplo, de outro. Considerando a leitura como a apreensão, por meio dos elementos concretos do texto, de suas estruturas mais abstratas, sem deixar de levar em conta os implícitos, as intertextualidades, a interdiscursividade, a polissemia, a interação intersubjetiva e os componentes históricos que constituem os discursos, o trabalho a ser desenvolvido busca formas de orientar o leitor a descobrir as estratégias e recursos que constituem o modo de construção dos sentidos dos textos. O projeto propiciará o diálogo com docentes de instituições de ensino, de modo a permitir trocas de natureza teórica e prática, aliada à divulgação, por meio das mídias sociais, dos resultados das pesquisas voltadas para o tema.
Palavras-chave
   Leitura de textos, Ensino, Estratégias discursivas, Semiótica
Público-Alvo
  O público-alvo do projeto inclui: alunos da graduação da UFRJ, que trabalharão como monitores; professores de instituições particulares e públicas de ensino superior e médio; público amplo e diferenciado que for alcançado pelas mídias sociais (site e página do Facebook).
Situação
  Atividade
Contato
   Coordenador do Projeto: Regina Souza Gomes - reginagomes@letras.ufrj.br
«« Voltar