«« Voltar
Sistemas socioculturais das matemáticas indígenas Karajá-Ixy-biowá
Protocolo do SIGProj:   313328.1743.45132.16092018
De:08/10/2018  à  08/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Elisângela Aparecida Pereira de Melo
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUA - Campus de Araguaína
Unidade de Origem
  MAT-Lic - CIÊNCIAS MATEMÁTICAS (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de consiste em propiciar uma formação integrada ao futuros indígenas professores de Matemática, da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus de Araguaína, medida por ações extensão numa perspectiva interdisciplinar, intercultural e intracultural (D’AMBROSIO, 2004). Para tanto, assumimos abordagem qualitativa da pesquisa participante proposta por Brandão; Streck (2006) e a etnografia proposta Guber (2012) como um método de campo voltado a reflexividade do extensionista bolsista e dos indígenas Karajá colaboradores deste projeto, que vivenciam a pesquisa em contexto de diversidade cultural, de manifestação de conhecimentos originários, que nos conduzem às leituras etnomatemáticas em comunidades de prática (WENGER, 2001). Assim, objetivamos, contribuir com novas abordagens metodológicas na formação de futuros indígenas professores de Matemática e na atuação docente dos professores indígenas Karajá que ensinam matemáticas em comunidades de prática, por meio de um Sistema de Educação Matemática pautado em ações de extensões voltadas para os conhecimentos científicos, tecnológicos e socioculturais. Nesse sentido, acreditamos que as ações, as atividades e práticas extensionistas a serem desenvolvidas no decurso deste, possibilitarão o redimensionar das pesquisas em Educação Matemática, em Educação e Arte, por propiciar outros processos didáticos, pedagógicos e metodológicos para ensinar e aprender a Matemática aos estudantes da Educação Básica, tanto indígenas quanto não indígenas.
Palavras-chave
   Ações de extensão. Formação de professores, Educação Matemática, Aprendizagens socioculturais.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar