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Encontros com educadores na Baixada Fluminense: diálogos a respeito de inclusão e mediação
Protocolo do SIGProj:   313301.1722.319322.03112018
De:01/03/2019  à  01/03/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Clara de Almeida Carijó
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto, construído na interface entre psicologia, educação e estudos das deficiências, visa engendrar um espaço-tempo de extensão pautado na perspectiva da educação inclusiva. Oferece encontros com educadores de escolas da Baixada Fluminense, além de grupos de estudos com profissionais da educação básica sobre os temas da deficiência, inclusão e mediação. Trata-se de um projeto interinstitucional, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ, que envolve alunos dos cursos de psicologia e pedagogia. Propõe reflexões e a criação coletiva de estratégias para os processos de mediação e inclusão educacionais, que constituem hoje questões fundamentais para a atividade dos profissionais da educação, porém ainda incipientes na formação universitária. Por isso se justifica a proposta de encontros de formação continuada, situados na prática e nas experiências escolares para, a partir do cotidiano, realizar leituras de textos e discussões de novas ferramentas conceituais. Assim, a metodologia se fundamenta em fomentar narrativas e diálogos entre os participantes e a equipe, operando com o dispositivo dos diários de campo e com o incentivo à escrita docente, na forma de relatos construídos pelos educadores. Almeja-se oferecer uma contribuição da Universidade pública para as dinâmicas formativas da comunidade da Baixada Fluminense e assim colaborar para desconstruir processos de exclusão e marginalização social que, historicamente, caracterizaram a experiência da deficiência.
Palavras-chave
   inclusão educacional, deficiência, mediação
Público-Alvo
  Educadoras/es (professora/es, orientadoras/es pedagógicas/os, mediadoras/es, técnicas/os e especialistas) das escolas básicas da rede pública de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense que, em suas atividades profissionais presentes, vivenciem experiências relacionadas à deficiência e à mediação de estudantes em situação de inclusão educacional.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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