«« Voltar
Literatura e Democracia
Protocolo do SIGProj:   313278.1722.244929.29102018
De:07/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Roberto Ferreira da Rocha
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
   O movimento geopolítico, os fluxos econômicos transnacionais, as transformações tecnológicas e os atravessamentos culturais que caracterizam a experiência global destas primeiras décadas do século XXI impõem desafios e questionamentos urgentes sobre as formas possíveis de materialização, hoje, da realização do Estado moderno democrático, respaldado no legado liberal e igualitário do Iluminismo, o qual se vê fragilizado diante do persistente cenário de distribuição injusta de riquezas, de assimetria na organização dos poderes e desigualdade na partilha de direitos. Some-se a isso, ou mesmo por isso, o fortalecimento e popularização de grupos e discursos autoritários, intolerantes, iliberais e etnocêntricos, assim como o ressurgimento de tensionamentos ideológicos anacrônicos, impelem para a constatação, ainda que relutante, de que a democracia não é uma certeza entre nós, sequer um consenso. Na sociedade brasileira, particularmente, que configurações esse debate assume e que trilhas de pensamento e de ação podemos construir? A proposta deste curso é produzir um espaço de reflexão, diálogo e crítica a partir da produção literária de autores anglófonos cujas obras abordam a questão da democracia a partir de tradições intelectuais e contextos históricos radicalmente distintos. Considerando o grau de imbricação e a posição privilegiada que a língua e as literaturas de língua inglesa ocuparam e ocupam no centro do processo de globalização e construção da modernidade ocidental, o curso pretende explorar um conjunto plural de perspectivas e experiências historicamente situadas, ao mesmo tempo que estimula a percepção de conexões e cruzamentos com a contemporaneidade, especialmente em relação ao contexto brasileiro.
Palavras-chave
   Literatura, democracia, anglofonia, história, cidadania
Público-Alvo
  Público geral; Estudantes universitários do município do Rio de Janeiro e adjacências; Discentes, docentes e demais servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Faculdade de Letras da UFRJ Av. Horácio de Macedo, 2151 Cidade Universitária - CEP 21941-917 Rio de Janeiro - RJ Escola de História da UNIRIO Endereço: Av. Pasteur, 458, Urca Rio de Janeiro, RJ Telefone: (21) 2542-1893
«« Voltar