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O storytelling para a sensibilização do público infantil sobre animais peçonhentos
Protocolo do SIGProj:   313250.1741.80347.16092018
De:08/10/2018  à  08/04/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Carla Simone Seibert
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUPN - Campus de Porto Nacional
Unidade de Origem
  BIO-Lic - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  A racionalidade Humana reduziu sua relação com os Animais Não Humanos, colocando-os num status de objeto. Este fato, aliado ao processo de urbanização, vêm desgastando a interrelação entre Animais Humanos e Não Humanos ao longo das gerações. A exemplo disso, a relação entre Seres Humanos e os Animais Peçonhentos, vem evidenciando nos últimos anos o aumento da incidência de acidentes registrados no Estado do Tocantins. Portanto, a proposta desse trabalho é desenvolver material didático capaz de sensibilizar o público infantil sobre a possibilidade de uma relação harmônica entre os Seres Humanos e os Animais Peçonhentos - Arraias, Serpentes e Escorpiões, com histórias infantis (storytelling). Para tanto, será desenvolvido uma pesquisa-ação inédita com o público infantil, em 3 escolas do município de Porto Nacional, tendo como público alvo os alunos do 5º ano do ensino fundamental: 1) Escola Municipal Padre Luso Matos, 64 alunos; 2) Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, 51 alunos; 3) Escola Municipal Fanny Macedo Pereira, 62 alunos. Será diagnosticado o conhecimento prévio das crianças sobre o objeto de estudo; produzido material educativo textual; e verificada a aceitação e a introjeção das informações, por parte das mesmas crianças. Espera-se obter como resultados, histórias textuais em quadrinhos; mediante a aceitação e a introjeção satisfatória das crianças envolvidas; que poderá contribuir para a mitigação do cenário que por ora se desvela. Portanto, com as histórias construídas através dessa atividade, pretende-se sensibilizar o público infantil e a comunidade em geral, sobre a importância da preservação desses animais, biologia e comportamento.
Palavras-chave
   animais peçonhentos, educação ambiental, letramento científico
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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