«« Voltar
FORA DA CASINHA: ativação de redes, intervenção e formação em arte e cultura
Protocolo do SIGProj:   312887.1722.251982.01112018
De:03/02/2019  à  03/02/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda Canavêz de Magalhães
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IP - Instituto de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Trata-se de projeto desenvolvido em parceria com o Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! com o objetivo de fomentar a rede de cooperação em prol da luta antimanicomial no Rio de Janeiro a partir das atividades de arte e cultura. O Coletivo decorre da idealização do Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, criado em 2004 por usuários e profissionais da rede pública de Saúde Mental, e reúne atividades de oficinas e eventos preparatórios para o desfile do Bloco norteados pelo princípio da autogestão. Aposta-se na potência do carnaval, uma festa popular de rua, como catalisador de encontros sociais e, portanto, poderoso aliado da luta antimanicomial, responsável por problematizar a exclusão social e buscar a promoção de cidadania de sujeitos historicamente subalternizados em função de sua condição psíquica.
Palavras-chave
   luta antimanicomial, arte, saúde mental, clínica psicológica
Público-Alvo
  Usuários da rede de saúde mental divididos em: 20 participantes regulares das atividades desenvolvidas pelo Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! e uma estimativa de 200 usuários participantes do desfile do Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou!
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   As atividades do Coletivo são divulgadas através de cartazes e redes sociais. Possui uma comunidade no facebook (intitulada Ponto de Cultura Tá Pirando, Pirado, Pirou!), que atualmente conta com cerca de 1.800 curtidas, e um perfil no instagram (@tapirandopiradopirou). Para informações relativas ao projeto de extensão Fora da Casinha, entrar em contato com a professora coordenadora: fernandacanavez@gmail.com
«« Voltar