«« Voltar
Central QualiTOPAMA - Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA)
Protocolo do SIGProj:   312791.1639.148538.09092018
De:27/09/2018  à  19/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Fernando de Melo Martins
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  REI - Reitoria
Unidade de Origem
  UFTFM - DIRETORIA DE RÁDIO E AUDIOVISUAL
Resumo da Ação de Extensão
  A Rede de Saúde Interfederativa da Mesorregião do Bico do Papagaio, Rede TOPAMA, está situada em uma região de fronteira estadual na Amazônia Legal. Abrange 110 municípios, dos quais 65 situam-se no Tocantins, 22 no Pará e 23 no Maranhão, distribuídos em 3 macro - regiões de Unidades Federativas brasileiras, no Norte do Tocantins, Sudoeste do Maranhão e Sudeste do Pará, e nas 14 microrregiões de saúde delimitadas pelo Ministério da Saúde. Em confluência do cerrado com a mata amazônica, a região é banhada pelos rios Araguaia e Tocantins. Adota-se Araguaína/TO, Imperatriz/MA e Marabá/PA como polos regionais, municípios habitados, respectivamente, por 175.960, 254.569 e 271.594 pessoas (IBGE, 2017), porque são neles que se concentram o atendimento da população que se desloca das outras cidades para a solução dos seus problemas de saúde. A TOPAMA apresenta fragilidades no processo de construção da rede e baixa cobertura das ações e serviços de saúde, gerando um arranjo assistencial (des) organizativo da região. Diante das características da TOPAMA, sobretudo em decorrência do seu desenho heterogêneo, a proposta da UFT objetiva a realização de um diagnóstico em 30 munícipios integrantes da rede TOPAMA para identificar os desafios do SUS relacionados à Vigilância em Saúde na região, como parte integrante da Rede de Atenção à Saúde, e, com base nos resultados obtidos e foco no alcance das metas do Plano de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, providenciar intervenções (educacional-tecnológica-comunicacional) que efetivem o atendimento em rede e o fortalecimento e organização da Rede TOPAMA.
Palavras-chave
   Direito à Saúde, Educação em Saúde, Vigilância em Saúde, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde.
Público-Alvo
  O projeto tem como público-alvo nas ações focalizadas o seguinte perfil: a) servidores públicos federais, estaduais e municipais da área da saúde, educação; assistência social, administrativa; b) funcionários estaduais e municipais contrados para a área da saúde e educação; c) estudantes da educação básica e ensino superior; d) lideranças comunitárias, sindicais e dos movimentos sociais voltados para a saúde e educação; e) cidadãos e cidadãs interessados na temática central do projeto.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar