«« Voltar
AS ABORDAGENS DA CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SEGUNDO SEGMENTO (Cópia) 04-06-2018 (Cópia) 03-09-2018
Protocolo do SIGProj:   312600.1599.73829.03092018
De:24/05/2018  à  12/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Denizart da Silva Fortuna
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  O objetivo de nosso projeto como curso de extensão é a reflexão das abordagens do ensino da climatologia pela disciplina escolar geografia. Os recursos mais utilizados em sala de aula também serão contemplados em nossas análises e contrapostos aos avanços mais recentes dessa área do conhecimento. Nossa intenção tem como referência analítica (1) os conceitos e noções empregados; (2) simplificação dos processos climáticos; e (3) lacunas de informação na linguagem escrita, em gravuras e/ou em mapas/ilustrações, que comprometam a compreensão e a consequente aplicação dos princípios da climatologia na geografia como disciplina escolar. A síntese dessa discussão é a formulação e elaboração de propostas pedagógicas para o ensino do tema em tela. A finalidade desse curso é contribuir com reflexões sobre as questões relativas às nossas práticas em sala de aula no tocante à aprendizagem da climatologia, além de atentarmos para a qualidade das propostas apresentadas pelas produções didáticas junto aos professores dos espaços escolares das redes de ensino e aos licenciandos em geografia.
Palavras-chave
   Currículo, Climatologia Geográfica, Metodologias de Ensino, Epistemologia Escolar
Público-Alvo
  Docentes cuja atuação contemple o segundo segmento do ensino fundamental das redes oficial e/ou privada de ensino e graduandos em Geografia (Formação de Professores).
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   denizartfortuna@id.uff.br
«« Voltar