«« Voltar
Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Grande Dourados (ODS 3, 4, 10, 11, 12, 16, 17)
Protocolo do SIGProj:   311132.1731.315889.13082018
De:01/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Danilo Santos Vidal de Arruda
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCS - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Unidade de Origem
  Med. - Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal da Grande Dourados (LACIPLAR) baseia-se na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. O Ensino será pautado em aulas teóricas e práticas, que ocorrerão em locais devidamente vinculados à LACIPLAR e UFGD. As aulas ocorrerão mensalmente, com duração de aproximadamente 2 horas, ministradas por docentes de cirurgia plástica da UFGD e convidados. Esse período também contempla reuniões para discussão de casos clínicos, apresentação de artigos científicos, planejamento de ações sociais e outras atividades. Os temas de cada reunião serão previamente selecionados junto aos orientadores da LACIPLAR, a fim de compor o cronograma de atividades. As práticas serão realizadas em ambulatórios, enfermarias e centros cirúrgicos no Hospital Universitário da Grande Dourados e Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King. No eixo da extensão, procurar-se-á estabelecer parcerias com setores governamentais e não governamentais, de maneira a promover ações junto à comunidade não acadêmica com palestras, seminários e workshops em locais públicos e hospitalares. Em relação à pesquisa, haverá fomento a realização de pesquisas em Cirurgia Plástica e Restauradora conduzidas por membros da LACIPLAR e supervisionadas pelos orientadores da liga, com posterior oferta desse conhecimento produzido à comunidade. O planejamento e execução de atividades junto a comunidade não acadêmica, como do Assentamento Itamarati e Reserva Indígena de Dourados, dar-se-ão de maneira periódica, com avaliação das vulnerabilidades e urgências dessas populações e posterior intervenções a fim de se ampliar o bem-estar e a saúde para esses grupos.
Palavras-chave
   LACIPLAR, Cirurgia, Plástica, Resconstrutiva, Projeto
Público-Alvo
  O público alvo das atividades da liga serão tanto a comunidade acadêmica, com alunos do curso de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados, quanto com a comunidade externa a universidade, como a da Região de Dourados - zona urbana, em locais como na Praça Antônio João e Shopping Avenida Center e escolas da rede pública e provada, e região rural, na Reserva Indígena - e da Região de Ponta Porã, no assentamento Itamarati. Ademais, visando proporcionar maior troca de experiências entre os membros do projeto e oportunidade de aprendizagem, pode-se considerar também o público advindo de possíveis eventos organizados pela liga, como Simpósios e Workshops, rodas de conversas e colóquios.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O contato para divulgação se dará por meio dos seguintes meios: fone: (67) 9969-5027; e-mails: balduigor@gmail.com e laciplarufgd@gmail.com
«« Voltar