«« Voltar
Ações para o desenvolvimento de tecnologias para pequenos produtores rurais: Construção e validação de um desidratador de frutas híbrido - Ano II (ODS 9)
Protocolo do SIGProj:   310930.1731.75575.14082018
De:01/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Orlando Moreira Junior
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FAEN - Faculdade de Engenharia
Unidade de Origem
  EngEne - Engenharia de Energia
Resumo da Ação de Extensão
  O Cerrado constitui o segundo maior bioma do Brasil, em extensão, depois da Amazônia, com uma área de aproximadamente 2 milhões de km2. A ocupação progressiva da região nas últimas décadas, através da diversificação das atividades socioeconômicas tem causado diversos impactos sobre os recursos hídricos e sobre a biodiversidade da região. Entre esses impactos podem ser destacados a gradativa devastação de sua fauna e flora. O cerrado oferece grande variedade de produtos que podem ser importantes aliados na promoção de meios de vida sustentáveis. Assim, este trabalho terá por objetivo: capacitar e estimular produtores de pequenas propriedades rurais a conhecerem melhor a biodiversidade regional com a finalidade de gerar renda alternativa através da secagem de frutas e plantas medicinais utilizando um desidratador híbrido (solar/elétrico) de pequeno porte e baixo custo, além de estimular o plantio de espécies frutíferas nativas do cerrado e desenvolver atividades didáticas sobre conservação do cerrado. Para isso serão utilizados equipamentos adquiridos com recursos do PROEXT 2014. É de fundamental importância a presença de um bolsista vinculado ao projeto, pois como o mesmo terá boa parte de suas atividades voltadas para a área experimental. O bolsista participará da finalização da construção do desidratador (sua construção foi iniciada no ano de 2018, estando com 70% de sua estrutura finalizada, até o momento), dos testes de validação e das ações previstas junto ao público alvo deste projeto.
Palavras-chave
   desidratador híbrido, frutas do cerrado, energia solar
Público-Alvo
  O público alvo deste projeto são famílias de pequenas propriedades rurais da região da grande Dourados, Escola agrícola de Maracaju e alunos de graduação do curso de Engenharia de energia.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   www.ufgd.edu.br orlandojunior@ufgd.edu.br Fone: (67) 981001011
«« Voltar