«« Voltar
Montagem de um sistema de bombeamento fotovoltaico e aplicações em pequenas propriedades rurais da região da Grande Dourados (ODS 7)
Protocolo do SIGProj:   310803.1731.75575.14082018
De:01/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Orlando Moreira Junior
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FAEN - Faculdade de Engenharia
Unidade de Origem
  EngEne - Engenharia de Energia
Resumo da Ação de Extensão
  O estado de Mato Grosso do Sul, está localizado na região Centro Oeste do Brasil. Esta região é a segunda em incidência de irradiação no território brasileiro, ficando atrás apenas da região Nordeste. Um sistema de bombeamento fotovoltaico é constituído por um gerador fotovoltaico, mecanismo de acondicionamento de potência, conjunto motobomba e equipamentos complementares, como hidrômetro, medidor de vazão e sensor de nível. Tendo em vista o avanço tecnológico experimentado nos últimos anos pela tecnologia de bombeamento fotovoltaico e o decorrente crescimento de sua aplicação para o abastecimento de água a comunidades rurais remotas no Brasil e no mundo, busca-se com este trabalho, fazer um estudo das necessidades de pequenos produtores rurais que podem ser atendidas suas demandas (irrigação, aquaponia, etc...) com o uso dessa tecnologia.
Palavras-chave
   Energia solar, tecnologia fotovoltaica, produção rural.
Público-Alvo
  O público alvo deste projeto são famílias de pequenas propriedades rurais da região da grande Dourados, Escola agrícola de Maracaju e alunos de graduação do curso de Engenharia de energia.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   www.ufgd.edu.br orlandojunior@ufgd.edu.br Fone: (67) 98100-1011
«« Voltar