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Drogas de abuso e a escola: o que as Neurociências tem a nos dizer sobre isso?
Protocolo do SIGProj:   310743.1599.86171.11092018
De:21/03/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGB - Instituto de Biologia
Unidade de Origem
  GNE - Departamento de Neurobiologia
Resumo da Ação de Extensão
  Um dos grandes desafios das políticas públicas está relacionada ao combate ao uso de drogas, que já ocupam as escolas trazendo para este cenário crianças e adolescentes em pleno desenvolvimento. Inserida no ambiente escolar as drogas assumem um papel perturbador social e educacional, uma vez que afetam, diretamente, a capacidade de socialização e cognitiva do educando. OMS, Unesco, UNODOC e WHO, destacam a importância das políticas públicas que intervenham na escola o mais precocemente possível, de forma que a palavra de ordem não seja o combate, mas sim a prevenção. O uso e/ou abuso de drogas impacta fortemente a educação, à medida que: reduz o desempenho escolar, aumenta a taxa de evasão impactando não só a educação mas o desenvolvimento social, além de desempenhar papel secundário afetando o sistema de saúde pública, em função do custo que gera com a reabilitação da saúde, assim como questões de segurança pública, familiares, comunitários e sociais. Portanto, é de extrema relevância que conteúdos científicos relacionados à este tema possam chegar à escola a fim de atingir essa parcela da população, estudantes dos primeiros segmentos, que vem sendo facilmente seduzida pelo uso de drogas, de forma a prevenir o primeiro contato. Caso este já tenha ocorrido, o objetivo é que se possa prevenir as questões secundárias relacionadas ao uso, tais como acidentes de trânsito, infecções pelo vírus da AIDS.. A proposta é trabalhar conceitos de neurociências a partir de uma linguagem acessível de forma a inserir a ciência no cotidiano do público alvo.
Palavras-chave
   drogas de abuso, educação, saúde pública, jogos, neurociências
Público-Alvo
  Alunos do ensino médio e professores do ensino básico. A proposta é trabalhar a temática com diferentes intervenções: cursos, palestras tanto para professores quanto alunos.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   NuPEDEN- Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências. Outeiro de São João Batista, s/no. 2o. andar. Departamento de Neurobiologia Instituto de Biologia Universidade Federal Fluminense contato: 2629-2272/ 2267 email: nupeden.uff@gmail.com / priscillaneuro@gmail.com- site: www.nupeden.sites.uff.br; http://www.professores.uff.br/priscillabomfim/
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