«« Voltar
ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE BOTÂNICA
Protocolo do SIGProj:   310510.1730.254483.31072018
De:01/10/2018  à  01/08/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Talita Ribeiro Lemos Ferreira
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Coxim - Unidade Universitária de Coxim
Unidade de Origem
  Biologia - Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  A ilustração científica constitui-se em um instrumento eficaz para o processo de ensino-aprendizagem que une as Artes às Ciências, mas é pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Botânica, os quais muitos alunos consideram pouco atrativos devido a uma dificuldade muito grande de assimilar as plantas e seu papel no mundo (“cegueira botânica”). Desta forma, propõe-se associar a aprendizagem de técnicas de ilustração ao estudo da morfologia vegetal, a fim de desenvolver habilidades sensíveis à arte, bem como contribuir para a valorização e um olhar mais sensível em relação às plantas e à natureza. Para tanto, será realizada uma oficina para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Marechal Rondon, Coxim-MS, cujas as atividades semanais compreendem temáticas envolvendo histórico da ilustração científica, principais ilustradores e as técnicas usadas na arte da ilustração; abordagens teórico-práticas da morfologia dos órgãos vegetais (raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes), seguidas do uso de técnicas de ilustração (grafismo, pontilhismo e pintura). A avaliação dessas atividades será processual e no término do projeto será realizada uma exposição dos trabalhos produzidos.
Palavras-chave
   Educação, Botânica, Artes visuais, Ilustração científica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar