«« Voltar
Qualidade de água como alicerce para a produção sustentável de pequenos produtores de peixe (ODS 6)
Protocolo do SIGProj:   310259.1731.214666.13082018
De:01/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Dacley Hertes Neu
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCA - Faculdade de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  EngAqu - Engenharia de Aquicultura
Resumo da Ação de Extensão
  A qualidade de água é um fator chave para o sucesso de uma produção aquícola. Na verdade, a água é a matéria-prima essencial para uma produção de peixes saudáveis, com interesse econômico e sobretudo de forma a garantir a estabilidade do ambiente. A presente proposta tem como objetivo, instruir alunos do curso de Engenharia de Aquicultura da UFGD e incorporá-los como técnicos de campo, para os mesmos repassarem informações à pequenos produtores ou entusiastas da atividade, sobre a importância da qualidade de água em viveiros de piscicultura em um contexto econômico, garantindo a produção sustentável. Para tanto, serão executadas ações garantindo que os alunos aprendam sobre os conceitos de qualidade de água, tanto na parte teórica como a realização de aulas e palestras em pequenas escalas, quanto na parte prática na abordagem a campo e em situações de natureza específica, onde não há o controle das variáveis. Posteriormente, esses alunos, junto com professores irão repassar as informações antes obtidas aos produtores e as pessoas interessadas em aderir a atividade, de forma que os mesmos possam saber que medidas podem ser tomadas e quando aplicá-las durante seu ciclo produtivo. serão abordados os temas de temperatura, oxigênio dissolvido, pH, transparência da água e amônia nos ambientes de criação. Além disso, será explorado técnicas de manejo de viveiros. Espera-se, como resultado dessas ações a interação academia-produtores, a integração dos alunos à comunidade produtora, o desenvolvimento sustentável da produção e a melhoria dos parâmetros, visando maior lucro ao produtor.
Palavras-chave
   Desenvolvimento sustentável da piscicultura, pequenos produtores, piscicultura
Público-Alvo
  O público alvo será estudantes das áreas de ciências agrárias das Faculdades da região da Grande Dourados (Agronomia, Biologia, Engenharia agrícola, Engenharia de Aquicultura, Gestão ambiental, Medicina veterinária e Zootecnia). Acadêmicos de cursos técnicos na área de agrárias. E assentados com produção ou com intuito de começar uma criação de peixes.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   haverá disponibilizado o contato de alguns alunos e professores para a divulgação dos eventos. sempre será avisado a subprefeitura do distrito de Itamarati, que se encarregará em avisar nas rádios e nas missas os produtores interessados em participar do evento.
«« Voltar