«« Voltar
Novas Tecnologias e Ensino de Ciências:ações para redução das desigualdadesde gênero,raça e etnia
Protocolo do SIGProj:   310213.1730.315690.26072018
De:01/10/2018  à  01/08/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Vanessa Aparecida Menezes Damas
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Física - Coordenação do Curso de Física
Resumo da Ação de Extensão
  Historicamente, a ciência sempre foi vista como atividade realizada por homens devido a crenças em argumentos biológicos que conferiam à mulher capacidade inferior, contudo é uma incoerência afirmar que as mulheres não tiveram participação no processo histórico de produção do conhecimento científico e tecnológico. Felizmente, desde a década de 80, a participação da mulher no campo da ciência e tecnologia (C&T) vem aumentando no Brasil, contudo o número de trabalhos que refletem sobre questões de gênero no campo do ensino de ciências ainda é baixo. Por outro lado, ainda vigoram estereótipos nos livros didáticos de ciências naturais que vinculam o feminino a atividades de manutenção da vida e do lar, reforçam determinismos biológicos e ocultam a presença das cientistas mulheres. Ou seja, muito da ideologia machista ainda permanece nas ciências naturais e seu ensino. Assim, quando pensamos em como contribuir para aumentar o número de mulheres em graduações em ciências exatas e tecnológicas ou mesmo para uma mudança cultural no fazer da C&T e seu ensino, fazem-se necessárias ações educativas comprometidas com a desconstrução de estereótipos, em práticas de aproximação de meninas e mulheres ao ambiente científico e tecnológico, e de formação em cursos e oficinas. Nesse sentido, propomos neste projeto, a elaboração e oferta de cursos e oficinas de Robótica e Ensino de Ciências para meninas da educação básica com o objetivo de consolidar grupos de meninas, de meninas negras e de meninas indígenas como possibilidade de redução das desigualdades de gênero, raça e etnia.
Palavras-chave
   ciência, educação, gênero, tecnologia, ensino.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar