«« Voltar
Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas (Módulo I)
Protocolo do SIGProj:   310183.1722.234533.20102018
De:16/03/2019  à  29/06/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Roberto de Freitas Junior
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O curso Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas tem por objetivo a discussão e o aprofundamento das questões relacionadas ao ensino do português escrito de surdos. Temos por principal objetivo possibilitar o aprofundamento dessa discussão a partir de resultados de pesquisas e propostas pedagógicas específicas. O curso foi elaborado pelos integrantes do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ), docentes e discentes, em parceria com o IHA. O NEIS é um grupo de pesquisa, ligado à Faculdade de Letras da UFRJ e que tem por principal objetivo desenvolver pesquisas na área de aquisição de leitura e escrita em L2 do surdo. Desta forma, a partir das pesquisas desenvolvidas pelo grupo, o curso oferecido no IHA, a professores da rede municipal de ensino do RJ, torna-se uma oportunidade muito importante de atividade extensionista, na medida em que fornece a diferentes campos sociais conhecimentos advindos da academia, assim como recebe desses grupos subsídios salutares para a continuidade da pesquisa e ensino universitários.
Palavras-chave
   Surdez, Escrita, PBL2, Metodologias
Público-Alvo
  Os alunos desta turma serão exclusivamente professores da rede municipal de ensino, que trabalham com alunos surdos. Portanto, serão indicados diretamente pelo IHA/SME. Por não se tratar de uma turma aberta a outros públicos, caberá ao IHA a inscrição dos alunos e encaminhamento da lista de inscritos à coordenação geral do curso.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar