«« Voltar
Monitoramento das condições de produção nas pisciculturas e durante a 15ª Festa do Peixe de Dourados - 'Projeto Centro de Formação da UFGD (ODS 12)'
Protocolo do SIGProj:   310048.1731.1852.14082018
De:01/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Fabiana Cavichiolo
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCA - Faculdade de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  Zoo. - Zootecnia
Resumo da Ação de Extensão
  O mercado consumidor apresenta grande exigência quanto a qualidade do pescado. Para isto, se faz necessário à adoção de boas práticas de manejo, como o atendimento das condicionantes ambientais, o controle da qualidade da água, a adequação do manejo animal produtivo, a limpeza e manutenção das estruturas e instrumentos de cultivo e a manutenção da sanidade dos animais e do ambiente de cultivo, sendo todos estes aspectos fundamentais para produção com qualidade e produtividade e, consequentemente, para que a atividade seja rentável em aspectos econômicos. No Mato Grosso do Sul, apesar de ser apontada como uma atividade com grande potencial de crescimento e uma alternativa de diversificação na produção para a agricultura familiar, a piscicultura esbarra em grandes entraves técnicos e científicos. Com base nisso, esse projeto de extensão tem como objetivo estreitar o caminho entre Universidade e setor produtivo com a introdução dos alunos na prática, permitindo maior contato com o produtor e a propriedade, aumentando o conhecimento e preparando-o para o mercado de trabalho. Além disso, a realização da parte técnica do monitoramento das propriedades e controle de qualidade do pescado irá beneficiar a comunidade em geral tanto direta como indiretamente. Para a realização desta ação, serão envolvidos alunos, docentes e técnicos dos cursos de Zootecnia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Aquicultura da UFGD, bem como, outros parceiros da iniciativa publica e privada.
Palavras-chave
   Pescado, Qualidade, Produção, Sanidade
Público-Alvo
  O presente projeto visa com suas ações levar ao público alvo, ao qual se encontram piscicultores, profissionais, acadêmicos, professores e indiretamente a comunidade em geral a abranger os conhecimentos sobre as propriedades de cultivos piscícolas da região da Grande Dourados e das propriedades participantes do Evento Municipal que ocorre anualmente denominada ' Festa do Peixe', a qual apresentam a comercialização de carne de peixe fresco produzidas nas propriedades da região.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Fabiana Cavichiolo (67) 34112417
«« Voltar