«« Voltar
Cromatografia de Pfeiffer: Técnica de avaliação da qualidade do solo para a produção sustentável de alimentos, saúde e o bem-estar da sociedade (ODS 11)
Protocolo do SIGProj:   309799.1731.121892.09082018
De:01/01/2019  à  31/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Alessandra Mayumi Tokura Alovisi
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCA - Faculdade de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  Agro. - Agronomia
Resumo da Ação de Extensão
  As ações de extensão promovem o vínculo entre a comunidade com o meio acadêmico por meio de ações de caráter educativo, social e ambiental. Considerando-se a importância da agricultura para o Estado de Mato Grosso do Sul é fundamental repassar de forma prática às famílias dos assentados os conceitos sobre manejo do solo e da água, agroecologia e qualidade do solo para a produção sustentável de alimentos e o bem-estar da sociedade. O projeto visa levar a equipe de extensão até o Assentamento Itamarati para orientar, de forma didática e lúdica com palestras a importância do manejo do solo e da água para a qualidade do solo, bem como coordenar coleta de solo em diferentes sistemas de manejo do solo, abordando a respeito da qualidade do solo e preservação dos solos, além de investigar como se expressa a qualidade do solo através da cromatografia de Pfeiffer em relação à análise química convencional, a partir da análise de diferentes amostras de solo quanto a sua fertilidade e vitalidade. As amostras de solo serão classificadas de acordo com as semelhanças e/ou diferenças manifestadas. Com o desenvolvimento desse projeto espera-se conscientizar a comunidade e tornar acessível as informações acerca do uso racional e sustentável do solo. Além disso, vislumbra-se a utilização da cromatografia como um instrumento em potencial para sensibilizar os agricultores à adoção de boas práticas de manejo do solo, bem como para motivar manejos e processos de produção agroecológica.
Palavras-chave
   desenvolvimento, sustentável, agroecologia
Público-Alvo
  O público alvo deste projeto será famílias de assentados do Assentamento Itamarati, localizada no Município de Dourados, MS
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar