«« Voltar
Educação em Direitos Humanos e a formação para a cidadania
Protocolo do SIGProj:   308175.1713.299389.08062018
De:30/07/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Simone Stefani da Silva
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CBT - Cubatão
Resumo da Ação de Extensão
  O curso tem como propósito oferecer subsídio teórico e prático, às professoras e aos professores de Ensino Fundamental, educadorxs sociais e membros de equipes técnicas-pedagógicas do município de Cubatão, sobre Direitos Humanos, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, partindo da legislação que fundamenta o tema para as práticas na escola e na sala de aula. Pretende, também, proporcionar aos educadores e participantes experiências práticas que serão desenvolvidas nas escolas do município de Cubatão, cidade onde está situado o IFSP, integrando a comunidade local e possibilitando que todos possam realizar na vivência cotidiana o que os documentos que fundamentam a Educação em Direitos Humanos estabelecem. A Base Nacional Comum Curricular, documento recentemente lançado pelo Ministério da Educação também está fundamentada com os documentos tratados no referido curso sobre a Educação em Direitos Humanos, o que possibilita a atualização dos docentes com um tema bastante debatido recentemente na mídia. A integração da legislação atual e a prática docente nas escolas do município possibilita o debate de um tema muito importante, mas ainda pouco difundido na região com a perspectiva que desejamos contemplar que é a imersão dos educadores nas práticas cotidianas das instituições escolares e as possibilidades que podem realmente acontecer apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar. A formação de profissionais da educação no tema em questão é urgente para que possamos vivenciar o que os documentos e a legislação já preconizam.
Palavras-chave
   Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Formação Continuada Docente.
Público-Alvo
  Profissionais que atuam no Ensino Fundamental II das redes públicas, preferencialmente a rede municipal de Cubatão, educadorxs em equipes técnicas-pedagógicas e educadorxs de movimentos sociais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar