«« Voltar
Questões étnico-raciais na literatura machadiana: formação para professores da educação básica e estudantes de Licenciaturas
Protocolo do SIGProj:   307799.1713.245868.28052018
De:30/07/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Eufrida Pereira da Silva
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  PTB - Pirituba
Resumo da Ação de Extensão
  Este curso tem como objetivo desenvolver a leitura e reflexão da produção machadiana a respeito das questões étnico-raciais como formação continuada para professores de educação básica das redes pública e particulares de ensino e estudantes de Licenciaturas de São Paulo. Ademais, o curso também se estende às pessoas da comunidade interna e externa em geral, dentre eles, estudantes de ensino médio e vestibulandos. Nos encontros semanais serão discutidos contos, poemas, ensaios, crônicas e romances machadianos que trazem à luz questões étnico-raciais. Tais leituras serão problematizadas com momentos históricos brasileiros, como a escravidão e a República. Tendo em vista as leituras e debates, tais discussões têm como objetivo refletir sobre as práticas que auxiliem na (re)construção da identidade da população afrodescendente no sentido de reparação, reconhecimento e valorização, conforme prevê a CNE/CP 003/2004. Portanto, visa-se discutir estratégias de ensino de combate à discriminação e desigualdade, promover a troca de experiências incentivando a reflexão sobre comportamentos e manifestações sociais de discriminação no Brasil contemporâneo. O intuito é promover ações de reconhecimento de diferentes histórias e culturas como formação cidadã a partir da leitura e reflexão da produção machadiana.
Palavras-chave
   Literatura Brasileira, Machado de Assis, Formação de Professores, questões étnico-raciais
Público-Alvo
  Professores de educação básica das redes públicas e particulares, estudantes de licenciaturas, ensino médio e vestibulandos, comunidade interna e externa interessados em familiarizar ou aprofundar os conhecimentos relativos à literatura machadiana sob a ótica das questões étnico-raciais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar