«« Voltar
Preparatório para Certificação Profissional em Redes de Computadores: CISCO CCNA II - Conceitos Essenciais de Roteamento e Switching
Protocolo do SIGProj:   307748.1713.236244.04062018
De:30/07/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Osvandre Alves Martins
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  VTP - Votuporanga
Resumo da Ação de Extensão
  O programa Cisco Networking Academy representa uma iniciativa da empresa Cisco Systems Inc., desenvolvedora de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nele, instituições de ensino públicas e privadas recebem recursos e condições para ofertar, gratuitamente, treinamentos oficiais da Cisco nesta área. Estes treinamentos se referem, principalmente, a cursos preparatórios para certificações globalmente reconhecidas, dentre elas as certificações CCENT (Cisco Certified Entry Networking Technician), a CCNA (Cisco Certified Network Associate), a CCNP (Cisco Certified Network Professional) e a CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert). Várias instituições de ensino já aderiram e vêm aderindo ao programa, somando cerca de 10.000 academias em 165 países. No Brasil, constata-se que esta oportunidade vem sendo aproveitada por escolas como SENAI, SENAC, FATEC e várias escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, principalmente os Institutos Federais. A título de exemplo cita-se o IFRJ (Instituto Federal do Rio de janeiro) que, mediante habilitação pela Cisco, vem atuando não apenas na formação de alunos, mas também na formação de instrutores habilitados a constituirem novas academias que integram a CISCO Networking Academy. Alguns professores da Área de Informática do IFSP câmpus Votuporanga realizaram treinamentos para se tornar instrutores habilitados Cisco, adquirindo licença para ofertar cursos preparatórios para exames de certificação profissional Cisco. Já tendo ofertado, com sucesso, 4 (quatro) instâncias do primeiro treinamento do programa de estudos para obtenção da CCNA (CCNA 1 - Introdução a Redes), esta proposta se refere à oferta do segundo módulo, mais especificamente o CCNA 2 - Roteamento e Switching.
Palavras-chave
   TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), Redes de Computadores, Roteamento, Switching, Certificação Profissional
Público-Alvo
  Cidadãos brasileiros, em idade compatível ou superior à faixa etária à qual se destina o Ensino Médio. Consideram-se como pré-requisitos: a) Escolaridade mínima referente ao 2° ano do Ensino Médio; b) Conhecimentos básicos de informática quanto a operação de microcomputadores e habilidades para navegar na Web; e c) Ter concluído com êxito o primeiro curso da linha de formação CCNA (CISCO CCNA1 - Introdução a Redes) ou demonstrar domínio de conceitos e habilidades equivalentes por meio de avaliação aplicada pelo instrutor. Considera-se como desejável: Inglês, pelo menos em nível básico. A tabela de Estimativa de Público foi preenchida considerando todas as possibilidades de ocupação das vagas ofertadas (20 - vinte) por pessoas pessoas oriundas dos possíveis tipos de público. Desta forma, o Número Estimado de Público pode representar uma possível quantidade de interessados. Contudo, o público efetivo estará limitado pela quantidade de vagas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar