«« Voltar
O direito ao sonho: a literatura nas conquistas sociais.
Protocolo do SIGProj:   307391.1702.259991.11062018
De:01/08/2018  à  31/10/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rafael da Costa Natera
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CTD - Catanduva
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como objetivo estabelecer uma relação entre obras literárias e a realidade social de pessoas marginalizadas pela sociedade e pelo estado, seja devido as suas condições socioeconômicas, seja por questões raciais e culturais. Para tanto, serão analisadas três obras literárias: 'Quarto de despejo', de Carolina Maria de Jesus, 'Insubmissas lágrimas de mulher' e 'Becos da memória', de Conceição Evaristo. Será exigido dos participantes do projeto a leitura integral das obras para posterior debate e reflexão em sala de aula. Haverá a leitura e análise de trechos dos livros, discutindo a relação entre as obras e a realidade vivenciada por grupos excluídos no passado e no presente brasileiro. As responsabilidades do Estado e da sociedade frente à marginalização de uma ampla parte da sociedade, que é tratada com violência, seja psicológica, econômica ou física, serão discutidas como forma de propor alternativas para um modelo de social mais inclusivo e que respeite os direitos humanos. Um sarau literário será organizado com a temática 'Direitos humanos e Justiça', no qual os integrantes do projeto farão uma apresentação artística sobre as obras literárias estudadas, permitindo à comunidade externa a reflexão, através da literatura e da arte, sobre injustiças e mazelas sociais do Brasil e os caminhos possíveis para a construção de um país mais humano e justo. Nessa perspectiva, a literatura passa a ser um instrumento de humanização, capaz de sensibilizar e desenvolver o senso estético, ético e político.
Palavras-chave
   Direitos humanos, justiça, violência, literatura
Público-Alvo
  Será composto por, pelo menos 20 estudantes do 9º ano da Rede Municipal de Ensino, principalmente da Escola Municipal Professora Graciema Ramos da Silva, público este que será captado por meio de parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação. Este público irá participar das atividades de leitura e análise das obras e do Sarau Literário. As atividades dos projeto estarão abertas, do mesmo modo, a estudantes da rede estadual e do próprio IFSP Câmpus Catanduva.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Av. Pastor José Dutra de Moraes, 239 - Distrito Industrial Antônio Zácaro, Catanduva - SP, 15808-305. Telefone:(17)3524 9710. Rafael da Costa Natera
«« Voltar