«« Voltar
Modelagem Matemática e a Formação de Professores para a Educação Básica
Protocolo do SIGProj:   307120.1713.198729.20052018
De:30/07/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rogerio Marques Ribeiro
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  GRU - Guarulhos
Resumo da Ação de Extensão
  O presente curso é destinado tanto a estudantes do curso de licenciatura em Matemática e áreas afins quanto para professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. Os objetivos deste curso se referem a utilizar a Modelagem Matemática como um ambiente de aprendizagem com a finalidade de contribuir para os conhecimentos didático-matemáticos para o ensino de Matemática. Pretende-se, com este curso, tratar a Matemática e a Modelagem Matemática como meios para se questionar a realidade vivida, buscando compreender que a Modelagem Matemática pode ser uma possibilidade para explorar os papéis que a Matemática exerce na sociedade, oferecendo suporte para uma Educação Matemática que seja comprometida com a compreensão de situações reais e comprometidas com fatores sociais. Espera-se que este curso contribua para as mudanças necessárias que impliquem na melhoria da ação pedagógica e, conseqüentemente, da Educação. Ressalta-se, ainda, que a discussão sobre os conhecimentos didático-matemáticos para o ensino podem contribuir para que os participantes mobilizem seus conhecimentos “de e sobre” a Matemática, explicitando seus conhecimentos sobre sua organização interna, como forma de se compreender os princípios subjacentes aos procedimentos matemáticos e os significados em que se baseiam esses procedimentos, bem como os conhecimentos do fazer Matemática, incluindo a resolução de problemas e o discurso matemático.
Palavras-chave
   Formação de Professores, Modelagem Matemática, Conhecimentos Didático-matemáticos
Público-Alvo
  Alunos da Licenciatura em Matemática; Professores que ensinam Matemática na Educação Básica.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar