«« Voltar
Intervenção precoce para lactentes de risco (5ª. Edição) (Cópia) 16-05-2018
Protocolo do SIGProj:   306923.1708.41319.24052018
De:01/08/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Elaine Leonezi Guimarães
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICS - Instituto de Ciências da Saúde
Resumo da Ação de Extensão
  Intervenção precoce é aquela realizada antes que se detectem anormalidades no desenvolvimento de lactentes considerados de risco, ou seja, antes que as manifestações clínicas próprias da doença estejam evidentes comprometendo as funções do lactente. Estudos indicam que quanto mais precoce for o diagnóstico e a intervenção, menor será o impacto das alterações clínicas no desenvolvimento do lactente. O primeiro ano de vida dos lactentes é um período crucial para aquisição e consolidação de habilidades motoras, que permitirão a exploração do ambiente pelo lactente. Alterações no desenvolvimento podem prejudicar o lactente. Tais prejuízos podem ser observados em lactentes prematuros, lactentes com síndromes genéticas e com malformações congênitas. Assim o presente projeto iniciado em 2014 (1a. Edição) objetiva avaliar e intervir no desenvolvimento motor de lactentes considerados de risco, orientar os pais ou cuidadores. E, ainda, promover melhor formação dos acadêmicos envolvidos no projeto, na área de atenção à saúde da criança, para que deem continuidade e desenvolvam novos programas de intervenção precoce em outros serviços de saúde do país. No que se refere às atividades do projeto, a carga horária é de 200 horas semestrais e 400 horas anuais, com 160 horas de atendimento mais 40 horas de atividades didático-pedagógicas totalizando 200 horas atividades semestrais, e, 320 horas de atendimento mais 80 horas de atividades didático-pedagógicas totalizando 400 horas atividades anuais.
Palavras-chave
   Lactentes, Intervenção precoce, Orientação Familiar
Público-Alvo
  100 lactentes considerados de risco 100 cuidadores (pais e/ou responsáveis) 04 acadêmicos do curso de Fisioterapia 01 residente fisioterapeuta (Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFTM - RIMS)
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Divulgação no site da UFTM e da Pro Reitoria de Extensão da UFTM. Divulgação em Instituições de Saúde, atenção primária e secundária da rede municipal.
«« Voltar