«« Voltar
Familiares Parceiros do Cuidado Psicossocial na Atenção Básica
Protocolo do SIGProj:   305345.1599.202791.03052018
De:02/01/2018  à  02/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Daniela Costa Bursztyn
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IPSi - Instituto de Psicologia
Unidade de Origem
  SPA - Serviço de Psicologia Aplicada
Resumo da Ação de Extensão
  A presente atividade de extensão e educação continuada em saúde visa o estudo, treinamento e planejamento para a realização de grupos de apoio mútuo voltados aos familiares de usuários da Unidade Básica de Saúde portadores de transtornos mentais graves e moderados, acompanhados com o suporte da equipe de saúde mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Macaé e da equipe de desinstitucionalização da Gerência de Saúde Mental, ambas equipes vinculadas à Secretaria de Saúde de Macaé. A atividade conta com a participação de alunos e estagiários da UFF/CURO e profissionais da rede de saúde de Macaé, em parceria com a equipe de pesquisadores do Núcleo de Politica Pública de Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (NUPPSAM/IPUB/UFRJ). A proposta visa o acompanhamento de questões referentes à sobrecarga dos familiares na lida com questões particulares do cuidado psicossocial, inserindo ações de educação em saúde e estratégias comunitárias de suporte mútuo de desinstitucionalização para essa clientela no âmbito da atenção básica.
Palavras-chave
   familiares – cuidado psicossocial – atenção básica
Público-Alvo
  A ação destina-se prioritariamente aos profissionais e estudantes de psicologia que atuam na equipe do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e na equipe de desinstitucionalização da Gerência de Saúde Mental, ambas equipes vinculadas à Secretaria de Saúde de Macaé. Tem como desdobramento, o desenvolvimento de práticas de cuidados à usuários e familiares da Unidade Básica de Saúde do Frade com demanda de assistência em saúde mental, sendo este um público alvo envolvido - indiretamente - nessa ação de educação continuada em saúde.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Encontros regulares com os profissionais e estagiários, com agenda previa e cronograma de trabalho, com eventuais participações em reuniões técnicas dos serviços e nas atividades de campo.
«« Voltar