«« Voltar
Contatos: (re)construindo a publicidade (Cópia) 13-01-2016 (Cópia) 11-01-2017 (Cópia) 29-01-2018 (Cópia) 25-04-2018
Protocolo do SIGProj:   305036.1599.160119.26042018
De:01/01/2018  à  01/01/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Paula Bragaglia
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGA - Instituto de Arte e Comunicação Social
Unidade de Origem
  GCO - Departamento de Comunicação Social
Resumo da Ação de Extensão
  As ações principais deste projeto são a realização de oficinas de educação crítica para a publicidade junto a alunos de ensino médio, evento anual, e publicações on line sobre o escopo da proposta. O objetivo geral é incentivar a educação crítica frente ao consumo, à publicidade e a demais ações mercadológicas, sob a perspectiva ético-social, buscando caminhos de transformação para técnicas e linguagens do setor. Justifica a ação a lacuna observada nesse sentido, já que esse tipo de discussão costuma ter pouca visibilidade. O público principal são alunos e professores do ensino básico (médio e fundamental), incluindo interessados na profissão de publicitário(a) e outras afins. O contato com professores se justifica porque, pelo projeto, eles podem obter informações relevantes para serem utilizadas em sala. Profissionais do mercado e alunos e professores de universidades diversas também são público-alvo. O projeto prevê ações integradas, seja com universidades, ONGs, ativistas e demais atores envolvidos nas temáticas abordadas. Pensando nisso, firmou-se uma parceria para trabalhar conjuntamente, em algumas frentes, com o Observatório da Publicidade Expandida, da ECO/UFRJ, coordenado pela professora Patrícia Cecilia Burrowes. O Contatos é uma realização do Departamento de Comunicação Social, com o apoio (ou parceria na realização, em alguns eventos) do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC, via Lapa - Laboratório de Pesquisas Aplicadas (Uff). A fan page e o site do projeto estão, respectivamente, nos endereços https://www.facebook.com/Contatos.publicidade?ref=ts&fref=ts e https://reconstruindoapublicidade.wordpress.com/ (futuramente, transferido para site com domínio da UFF, já solicitado).
Palavras-chave
   Ética publicitária, Mídia e Cotidiano, Ética na sociedade de consumo, Consumo Consciente, Literacia Midiática.
Público-Alvo
  O público-alvo principal do projeto são alunos e professores do ensino básico, tanto médio como fundamental, tendo em vista o objetivo de incentivar a educação crítica frente ao consumo, à publicidade e a demais ações mercadológicas. Entre estes alunos, incluem-se os que possam estar interessados na profissão de publicitários, marketing e outras afins. O contato com professores se justifica porque, através do projeto, este público pode obter informações relevantes para serem utilizadas juntos a seus alunos em sala de aula, contribuindo para esta importante tarefa de educação crítica em relação à sociedade de consumo e midiática na qual todos estão inseridos. Também compõe o público-alvo das ações profissionais do mercado, além dos próprios alunos e professores de cursos de Comunicação social e afins da Uff e de outras universidades.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   projetocontatosuff@gmail.com
«« Voltar